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Aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém (PA), deve ser retirado da 7ª rodada de concessões

Ideia é que a estrutura do aeroporto seja extinta e transferida para o aeroporto Val-de-Cans, que fica geograficamente ao lado do terminal de menor porte
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Publicado em 01/09/2020 20h30 Atualizado em 31/10/2022 13h53

Ideia é que a estrutura do aeroporto seja extinta e transferida para o aeroporto Val-de-Cans, que fica geograficamente ao lado do terminal de menor porte

O aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém (PA), deverá ser retirado dos estudos da 7ª rodada de concessões de aeroportos, que serão iniciados ainda este ano. A definição ocorreu após reunião entre o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o governador do Pará, Helder Barbalho, nesta terça-feira (01). A ideia é que a estrutura do aeroporto seja extinta e transferida para o aeroporto Val-de-Cans, que fica geograficamente ao lado do terminal de menor porte. Inicialmente, os dois terminais integravam o bloco do Pará e Amapá da 7ª rodada. Com a mudança, somente o aeroporto Val-de-Cans será concedido.

Para isso, a União, por meio da Infraero, e o estado do Pará decidiram firmar, ainda em setembro, um acordo de cooperação técnica no valor de R$ 15 milhões para a migração da estrutura do aeroporto Brigadeiro Protásio para o aeroporto Val-de-Cans. O governo do estado vai entrar com os recursos financeiros, enquanto a Infraero será responsável pela migração da estrutura de um aeroporto para o outro. Atualmente, todos os voos comerciais na capital paraense ocorrem no aeroporto Val-de-Cans. O outro terminal está restrito a hangares e afins. O governo local optou por revitalizar a área do aeroporto de menor porte para a população.

No âmbito da aviação regional, Freitas também anunciou a entrega das obras de revitalização do aeroporto de Oriximiná (PA) até o fim do ano. Em seguida, serão iniciadas as obras nos aeroportos de Breves (PA), Redenção (PA), Itaituba (PA) e Paragominas (PA).

No setor aquaviário, o principal tema abordado foram as obras do Pedral do Lourenço, que estão em fase de licenciamento. A expectativa é que as intervenções sejam iniciadas ainda no próximo ano. Outra agenda tratada foi o apoio do estado à política de redução do ICMS do Bunker, combustível utilizado na navegação.

O governador também trouxe a ideia do projeto de revitalização da orla portuária da capital paraense – projeto conhecido como Belém Porto Futuro – que poderá gerar receita para a Companhia Docas do Pará (CDP), e que prevê a reutilização de armazéns para espaços culturais. “O mais simples é o mais bonito”, disse o ministro em relação à proposta.

No setor rodoviário, o ministro e o governador trataram das obras nas rodovias BR-308, BR-316, BR-230 e BR-422.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

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