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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Integridade em Foco Programação - 5ª edição

Programação - 5ª edição

Info

1º Dia - 2 de dezembro

09h00 - Credenciamento

10h00 - Abertura Institucional

A abertura contará com a participação de:

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George Santoro – Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes – MT

Advogado, Mestre em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School. Concluiu Curso de Especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Direito do Trabalho e Previdência pela Universidade Cândido Mendes e em Orçamento e Finanças Públicas em curso no Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial. Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas de jan/2015 a jan/2023. Auditor de carreira de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
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Eveline Martins Brito – Secretária-Executiva da Controladoria-Geral da União – CGU

Servidora da Controladoria-Geral da União. Com 27 anos na carreira de Finanças e Controle, atuou na CGU como Coordenadora-Geral de Auditoria, Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Coordenadora-Geral de julgamento de servidores e empregados públicos. Foi Ouvidora-Adjunta Chefe na EBC e a primeira ouvidora na Presidência da República. Em 2023 retornou à CGU como Secretária Federal de Controle Interno Adjunta e, em 2024, assumiu como Secretária-Executiva na CGU.

10h30 - Painel de Abertura – Fórum de Integridade da Infraestrutura: pacto pela ética e pela confiança no setor de transportes

Moderação:

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Henrique Barros Pereira Ramos – Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno/GM/MT

Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério dos Transportes, Técnico Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União desde 1993 e graduado em Direito. Possui ampla experiência em auditoria, governança, integridade e controle interno, tendo exercido funções de liderança em órgãos da Administração Pública, como a Casa Civil da Presidência da República, a Secretaria-Geral da Presidência, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, além de auditorias em autarquias e empresas estatais. Foi instrutor da ESAF e da ENAP nas áreas de convênios, licitações e contratos, e recebeu condecorações da Ordem do Mérito Judiciário Militar e da Ordem do Mérito da Defesa.

 Participações do Painel:

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Marco Antonio Giusti – Diretor Executivo– ABCR

Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e com mestrado em administração (MBA) pela Universidade de Michigan – Ann Arbor. Como executivo, tem cerca de 30 anos de experiência nas áreas de engenharia e consultoria em operações, vivência internacional e estratégica, tendo atuado profissionalmente em diversos países das Américas. Atua como Diretor Executivo na ABCR, Melhores Rodovias no Brasil desde julho/22, onde ingressou após atuação durante cerca de 4 anos na Arteris S.A., onde exerceu o papel de Diretor de Engenharia. Anteriormente atuou como executivo na Pöyry Tecnologia, consultor na McKinsey&Co e como engenheiro de projetos na General Motors do Brasil e na Rhodia S.A.


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Davi Barreto – Diretor-Presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, exerce a função de Diretor-Presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Ao longo de sua carreira, atuou por 15 anos como Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), onde foi secretário responsável pela fiscalização de concessões de infraestrutura de transporte. Entre 2017 e 2019, foi Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, e, de 2019 a 2023, ocupou o cargo de Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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Danniel Zveiter – Presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias – ANEOR

Diretor-Presidente da ANEOR, pós-graduado em Relações Institucionais e Governamentais. Atua como membro do Comitê de Infraestrutura da CBIC e conselheiro do COINFRA da CNI.

12h00 - Intervalo para o almoço

14h00 - Bloco 1 – Auditoria governamental como instrumento de confiança pública e de resultados efetivos

Moderação:

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Wagner Rosa da Silva – Auditor Chefe da Infra S.A

Formado em Eng. Civil (UFGO, 1987). Auditor (AFFC) da CGU desde 1996, atuando como Coord-Geral de Auditoria (2001-2007), Diretor de Auditoria (2007-2016) e Corregedor-Adjunto (2016-2019). Coord-Geral de Governança na Casa Civil, Presidência da República (2019-2021), Diretor de Planejamento, Adm e Logística no Ibama (2021-2023). Aposentou-se em jul/2023. Desde Jun/2023 é Auditor-Chefe da Infra S.A. Experiência em Eng. Civil, Auditoria, Controle Interno e Gestão Pública, atuando em: auditoria de obras públicas, auditoria e gestão públicas, negociação, responsabilização de agentes públicos (sindicâncias, PAD) e privados (PAR, Acordos de Leniência), Políticas de Integridade e Governança, Anticorrupção, e Gestão Administrativa. Certificações: Inglês (TOEFL, 2009; ECPE, C2, 2012); Auditoria: CGAP e CCSA (2016, vigentes); CIA (2025, vigente); Compliance e Ética: CCEP-I (2016-2020); Anticorrupção: TASA (2016-2020); Gestão: Ouvidoria (2023); Integridade Pública - Fundamentos (2023)."

 Participações do Bloco:

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Ronald da Silva Balbe – Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União

Auditor Federal de Finanças e Controle desde 1996. Ocupa o cargo de Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2023. Possui graduação em Administração (1992) e em Economia (1994), pós-graduado e especialização em Administração em Marketing (1994), Administração Pública (2001) e Economia e Políticas Públicas (Washington/2013). É mestre em Administração Pública pelo Instituto Universitário de Lisboa - Iscte/IUL (2010).

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André Luis Soares da Paixão – Auditor-Geral do Senado Federal

Mestre em Governança e Políticas Públicas pela ENAP, tem MBA em Gestão Pública e especialização em direito penal, além de ser bacharel em direito pela Universidade de Brasília. Atua há 20 anos no serviço público, já tendo exercido cargos como o de Secretário de Estado de Saúde Adjunto de Gestão da SES/DF, Chefe de Gabinete da Diretoria-Adjunta de Contratações do Senado Federal e atualmente exerce o cargo de Auditor-Geral do Senado Federal desde 2018. Na iniciativa privada, atua como consultor, advogado e professor.

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Alexandre Andrade Pires – Secretário de Controle Interno da Câmara dos Deputados

Alexandre é engenheiro de telecomunicações, formado pelo Instituto Militar de Engenharia, e possui mestrado e doutorado em engenharia eletrônica pela Coppe-UFRJ. Atuou por vários anos como engenheiro militar e professor universitário. Foi servidor da Controladoria-Geral da União entre 2008 e 2014, atuando na produção de informações estratégicas e de trilhas de auditoria. Ocupou o cargo de Assessor Especial de Controle Interno no Ministério da Justiça por dois anos. É Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, e chefia atualmente o Núcleo de Auditoria em Tecnologia da Informação da Secretaria de Controle Interno.

15h00 - Bloco 2 – Construindo uma cultura de integridade no setor público: prevenção, engajamento e responsabilização

Moderação:

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Micheline Pinto – Representante da Unidade de Gestão da integridade e Governança da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Responsável pelo Programa de Integridade da ANTT. Substituta da Chefe da Assessoria Administrativa e de Apoio do Gabinete do Diretor-Geral da ANTT. Pós-graduada em Gestão de Equipes pela Universidade Candido Mendes e Instituto Prominas. Possui experiência com transparência e Integridade Pública. Membro da Rede de Integridade do Ministério dos Transportes e responsável pela implantação e gestão do Programa de Prevenção aos Assédios e Discriminação da ANTT.

 Participações do Bloco:

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Patricia Alvares de Azevedo Oliveira – Secretária de Integridade Pública – SIP/CGU

Doutoranda em Políticas Públicas, Patricia Alvares é Mestre em Governança e Desenvolvimento pela ENAP e Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ. Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2008, possui certificações Certified Internal Auditor (CIA) e Certified Government Auditing Professional (CGAP) pelo The Institute of Internal Auditors (IIA). Atuou como membro da Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI) e foi curadora da Rede GIRC (Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos). Ainda, foi Chefe de Gabinete da Secretaria Federal de Controle Interno, Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Cultura, Auditora-Chefe do ICMBio e, mais recentemente, Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento e Orçamento. Atualmente, ocupa o cargo de Secretária de Integridade Pública, da CGU.

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Izabela Correa – Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil – Bacen

Izabela Correa é Diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta no Banco Central do Brasil. Entre 2023 e 2024 ocupou o cargo de Secretária de Integridade Pública na Controladoria Geral da União, conduzindo políticas de fortalecimento da integridade e da transparência na administração pública federal. Com sólida experiência em integridade, Izabela tem contribuído para aprimorar mecanismos de controle e promover práticas alinhadas às melhores referências internacionais, sempre com foco na eficiência e na confiança do cidadão.

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Luiz Augusto Navarro – Diretor de Compliance e Riscos do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES

Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), possui especialização em Direito também pela UnB e mestrado em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (laureado com “Matrícula de Honra”). Foi membro do Comitê Consultivo Sênior da Academia Internacional Anticorrupção (IACA). É Consultor Legislativo do Senado Federal, foi Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União (CGU) e Presidente e Membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP). Foi membro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Navarro atuou como consultor sênior do escritório Veirano Advogados na área Anticorrupção e Compliance e é sócio fundador licenciado do escritório Hage & Navarro Sociedade de Advogados. A partir de janeiro de 2023, assumiu como Diretor de Compliance e Riscos do BNDES.

16h00 - Coffee Break

16h20 - Bloco 3 – Da avaliação à transformação: como o Modelo de Maturidade impulsiona a integridade nos órgãos públicos

Moderação:

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Lídia Lopes Martins – Coordenadora-Geral de Integridade do DNIT

Formada em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Compliance e Integridade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Concentrou sua experiência, habilidades, competências e capacitações nas áreas de governança, integridade e controle, possuindo certificação em Integridade Pública pela Escola Nacional de Administração Pública e Formação de Auditores Internos pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA. Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT desde 2013, onde atuou em chefias e assistências nas áreas de Auditoria Interna e Corregedoria e foi Coordenadora de Gestão de Riscos à Integridade. Atualmente é Coordenadora-Geral de Integridade do DNIT.

Participações do Bloco:

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Humberto Luciano Schloegl – Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004) e especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap (2011), é servidor público federal desde 2005, na carreira de Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Atualmente é Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MMA, unidade setorial de integridade responsável por assessoramento direto ao Ministro em temas de controle interno, gestão de riscos, transparência, integridade e acompanhamento de recomendações da CGU e deliberações do TCU. Exerceu os cargos de Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas e Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração interino do MMA (2010–2011), Coordenador-Geral de Recursos Logísticos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (2011–2014), Chefe Coordenador (2014–2017) e Superintendente Administrativo e Financeiro (2017–2018) da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), bem como Coordenador de Planejamento Correcional, Análise Preliminar e Capacitação do Gabinete da Corregedoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2021–2022). No âmbito da agenda socioambiental, atuou como Coordenador Orçamentário e Financeiro (2006–2007), Gerente de Projeto (2007–2009) e Chefe de Gabinete (2009–2010) da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, além de Coordenador do Inventário Florestal Nacional no Serviço Florestal Brasileiro (2018–2019). Tem experiência em controle interno, correição, governança, integridade pública, gestão de riscos, orçamento e finanças públicas, gestão de pessoas, contratos, logística e projetos com financiamento internacional, com atuação voltada ao fortalecimento da maturidade em integridade e à melhoria contínua da gestão nos órgãos públicos.

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Anne Caroline Silveira – Corregedora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Direito e especialista em Direito do Estado e das Relações pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Coordenadora de Tutoria na UFMS. Desde 2010 é Auditora da UFMS, atualmente exercendo o cargo de Corregedora.

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Camila Ítavo – Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Nascida em Tremembé, SP e criada em Taubaté, SP, Camila Ítavo possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu, SP (2008). Trabalhou em indústria de alimentos para animais e foi Fiscal Federal Agropecuário, na área de Alimentação Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Cuiabá, MT. É professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, MS. Foi a primeira tutora do PET Zootecnia da UFMS. Foi diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e consultora ad hoc do CNPq, da CAPES e de periódicos nacionais e internacionais. É bolsista Produtividade em Pesquisa do Cnpq desde 2015 e atualmente é Pesquisadora nível 1 D. Foi vice-reitora da UFMS, de 2016 a 2024 e foi empossada como Reitora da UFMS para o período 2024-2028. É vice-presidente da Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior 2025-2026, presidente do CRIE - Conselho de Reitores das Instituições de Ensino do Mato Grosso do Sul 2025-2026 e tem como meta fazer da UFMS uma universidade sempre melhor, ainda mais inovadora, sustentável e humana.

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Henrique Barros Pereira Ramos – Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno/GM/MT

Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério dos Transportes, Técnico Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União desde 1993 e graduado em Direito. Possui ampla experiência em auditoria, governança, integridade e controle interno, tendo exercido funções de liderança em órgãos da Administração Pública, como a Casa Civil da Presidência da República, a Secretaria-Geral da Presidência, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, além de auditorias em autarquias e empresas estatais. Foi instrutor da ESAF e da ENAP nas áreas de convênios, licitações e contratos, e recebeu condecorações da Ordem do Mérito Judiciário Militar e da Ordem do Mérito da Defesa.

17h10 - Palestra Magna: Reflexões sobre o papel da ética, da integridade e da boa governança na consolidação do Estado democrático de direito.

Palestrante:

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Jorge Oliveira – Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União – TCU

Ministro do Tribunal de Contas da União desde 2020, Jorge Oliveira é graduado em Direito e em Administração de Segurança Pública, além de possuir pós-graduação em Direito Público. É também especialista docente em Assessoria e Consultoria Parlamentar. Atuou por vinte anos na Polícia Militar do Distrito Federal, de onde saiu como Major. Foi, ainda, assessor parlamentar no Congresso Nacional e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de assessor jurídico e de orçamento em gabinete parlamentar na Câmara dos Deputados.

 18h00 - Encerramento do 1º dia

2º Dia - 3 de dezembro

09h00 - Bloco 4 – Compliance corporativo e parcerias público-privadas éticas: desafios e oportunidades

Moderação:

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Elisabeth Braga – Diretora de Administração e Finanças da Infra S.A.

Economista e pós-graduada em Orçamento Governamental e Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e possui curso de extensão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ em Sistemas Integrados de Gestão, E-Business e E-Procurement. Fez cursos de aperfeiçoamento em liderança e Gestão pela Fundação Dom Cabral, em parceria com o INSEAD-Escola de Negócios da França e com a ESADE Business School em Madri. Foi Diretora e Superintendente de Gestão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) , e  Diretora de Normas e Sistemas de Logísticas do Ministério da Gestão e Inovação, coordenando a implantação do Pregão Eletrônico e do ComprasNet, recebendo prêmio de inovação e transparência do Instituto Hélio Beltrão promovido pela ENAP – Escola Nacional de Administração Pública .Foi inventariante do extinto Ministério da Administração e Reforma do Estado – MARE, e  foi nomeada para diversos outros cargos públicos ao longo de sua carreira.  Foi Conselheira do Painel Pacto pela Infraestrutura Nacional de Energia e Transporte para a Eficiência Logística. Foi membro do Comitê do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação -PRO-REG. É servidora pública, Analista de Planejamento e Orçamento do quadro permanente do Ministério do Planejamento.

Participações do Bloco:

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Cristine Kröhler Ganzenmüller – Diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União – CGU

Auditora Federal da Controladoria-Geral da União- CGU, onde ocupa atualmente a função de Diretora de Integridade Privada. Na CGU já atuou como Coordenadora de Promoção de Integridade; Chefe na Coordenação de Negociação de Acordos de Leniência e ainda Corregedora do Ministério da Cultura e do Ministério do Esporte.  Também possui experiência como advogada corporativa em período anterior à carreira pública. Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, possui MBA em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

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Marília Zulini – Diretora de Compliance da Motiva

Diretora de Compliance da Motiva Infraestrutura de Mobilidade S.A. (atual nome do Grupo CCR), Marilia Zulini atua na disseminação da cultura de ética e integridade em todas as unidades de negócios da companhia, que opera concessões de Rodovias, Trilhos e Aeroportos, no Brasil e no exterior. É responsável pela avaliação de riscos de Compliance e pela gestão do Programa de Integridade, promovendo práticas sustentáveis e alinhadas à governança corporativa e estratégia de negócios da Motiva. É graduada em Economia pela Universidade de São Paulo e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especialização em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas.

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Renata Pereira Elias Citriniti – Gerente Executiva da Petrobras

Atual Gerente Executiva de Conformidade na Petrobras, Renata atua há mais de 15 anos no setor de óleo e gás, com destaque para os últimos anos, quando atuou na estruturação do Programa de Compliance da Petrobras e subsidiárias, para fortalecimento da governança e controles. Possui, também, experiência em auditoria interna, externa e controles internos, sendo certificada internacionalmente em compliance (Certified Compliance & Ethics Professional International - CCEP-I) e em auditoria interna (Certified Internal Auditor - CIA). É formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui MBA em Contabilidade Internacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

10h00 - Coffee Break

10h20 - Bloco 5 – Transparência e sustentabilidade: dados abertos como instrumentos de controle social e desenvolvimento responsável

Moderação:

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André Luiz Campos de Andrade – Diretor de Programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA

André Luiz Campos de Andrade é doutor em Ciência Política pela Universidade de Potsdam, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Londres, Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com formações complementares em Finanças e Administração Pública. Servidor de carreira do Governo Federal brasileiro, possui mais de 25 anos de experiência em políticas públicas, finanças sustentáveis e governança climática, tendo ocupado cargos de direção nos Ministérios do Planejamento, da Fazenda, da Casa Civil da Presidência da República e do Meio Ambiente. Atualmente, exerce a função de Diretor de Programa na Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Nos últimos anos, vem liderando iniciativas estratégicas no Governo Federal, como a reestruturação do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, a regulamentação do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, a Estratégia Brasil 2050, o Desenvolvimento de um Modelo de Governança socioambiental para a rodovia BR-319. No âmbito internacional, André é Presidente da Força Tarefa de Energia no âmbito da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres da Nações Unidas, além de participar das negociações sobre o desenvolvimento do processo para a construção do mapa do caminho para a transição para longe dos combustíveis fósseis. Também vem atuando como professor visitante nas áreas de mudança do clima, meio ambiente e economia em instituições como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Dom Cabral e Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), além de ser palestrante em eventos nacionais e internacionais.

 Participações do Bloco:

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Livia Oliveira Sobota – Secretária Nacional de Transparência e Acesso à Informação da Controladoria-Geral da União – CGU

Livia Sobota, diplomata de carreira (classe Conselheira), é Secretária Nacional de Transparência e Acesso à Informação na Controladoria-Geral da União. Previamente, foi Diretora de Programa na Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, bem como assessora no Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores e na Assessoria Especial da Presidência da República. Com larga experiência em governança digital, participou da criação das duas unidades do Itamaraty dedicadas ao tema: a Divisão de Defesa e Segurança Cibernética e a Divisão da Sociedade da Informação. No exterior, atuou como negociadora brasileira junto à Organização das Nações Unidas e chefiou o setor de cooperação internacional da embaixada do Brasil na Colômbia. Formada em direito pela Universidade de São Paulo e graduada no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, foi também "World Fellow" da Universidade de Yale, nos EUA.

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Cloves Eduardo Benevides – Subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes – MT

Cloves Eduardo Benevides é um gestor público com vasta experiência em cargos de liderança no governo federal e estadual, atualmente atuando como Subsecretário de Sustentabilidade no Ministério dos Transportes. Com formação em Gestão de Saúde Pública, pós-graduação em Governança Corporativa Socioambiental (ESG) e um MBA em Ciência Política, ele tem se destacado pela implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, enfrentamento à mudança do clima direitos humanos e prevenção à violência. Ao longo de sua carreira, Cloves ocupou posições chave em estados como Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais, sempre buscando promover o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida de povos e comunidades.

Amanda Faria Lima – Membro da Equipe Executiva da Transparência Internacional Brasil

Coordenadora do Programa de integridade e governança pública na Transparência Internacional – Brasil. Pós-graduada em Gestão Pública pelo INSPER e bacharela em Ciências e Humanidades e Relações Internacionais pela UFABC. Possui experiência com transparência, governo aberto e promoção da integridade. Na Transparência Internacional - Brasil coordena a aplicação do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) e as ações de promoção da integridade e transparência em obras de infraestrutura.

11h10 - Bloco 6 – Governança Disciplinar: O papel das corregedorias no fortalecimento da cultura da integridade

Moderação:

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Rondinelli Melo Alcântara Falcão – Corregedor do Ministério dos Transportes

Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2014, atualmente exercendo o cargo de Corregedor do Ministério dos Transportes. Graduado em Direito, possui especialização em Direito Público, pela Universidade Anhaguera-UNIDERP, e em Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, pela Universidade Católica de Brasília. Com mais de uma década de experiência na Controladoria-Geral da União (CGU), atuou nas áreas de fiscalização e controle interno, além da área correcional, onde coordenou o Núcleo de Ações Correcionais na Controladoria-Regional da União em Alagoas, liderando processos disciplinares e iniciativas de fortalecimento da integridade na Administração Pública. Antes de integrar a CGU, desempenhou as funções de Analista Jurídico no Ministério Público Federal, com passagem por Ofícios Criminais e de Patrimônio Público.

Participações do Bloco:

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Adriano Augusto de Souza – Diretor de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (DICOR)

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, exerce a função de Diretor de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Siscor. Tem experiência nas áreas de Governança, Auditoria e Controle Interno na Gestão Pública, além de Ciência da Computação, com ênfase em Telemática. Já exerceu os cargos de Auditor-Geral da Ebserh, de Assessor Especial na área de Governança da Casa Civil da Presidência da República, bem como de Coordenador-Geral de Auditoria nas Áreas de Educação e de Saúde da CGU, além de Chefe de Assessoria da Secretaria-Executiva da CGU. É graduado e mestre em Ciência da Computação. É atualmente aluno especial de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

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Waldir João - Assessor da Diretoria de Compliance e Riscos do BNDES

Auditor Federal da Controladoria-Geral da União. Bacharel em Ciência Política e Direito, com Especialização em Direito Disciplinar na Administração Pública, mestrado em Direito. Exerceu as funções de Corregedor-Geral da União da CGU, de Corregedor-Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Ebserh, bem como presidente da Comissão de Ética da empresa. Foi também Diretor Financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE do Ministério da Educação. Exerce atualmente a função de assessor do Diretor de Compliance e Riscos do BNDES.

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Gilberto Waller Júnior – Presidente do INSS

Procurador federal de carreira, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, Gilberto Waller ingressou no Poder Público como procurador do INSS em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008. Na Controladoria-Geral da União (CGU), ocupou a função de ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e de corregedor-geral da União de 2019 a 2023. Anteriormente, ocupava o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU). Atualmente ocupa o cargo de Presidente nesta autarquia previdenciária.

12h10 - Intervalo para o almoço

14h30 - Bloco 7 – Ética pública como alicerce da integridade: dilemas contemporâneos e caminhos para o fortalecimento institucional

Moderação:

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Karen Daniele de Araújo Pimentel – Diretora de Prevenção a Conflito de Interesses da Controladoria-Geral da União – CGU

Diretora de Prevenção a Conflito de Interesses na Controladoria-Geral da União. Auditora federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União e Mestre em Direito Econômico pela USP.

Participações do Bloco:

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Maria Lúcia Barbosa – Conselheira da Comissão de Ética Pública

Professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestra e doutora em direito pela Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na Universitat de València. Áreas de atuação e orientação: Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Ambiental e sustentabilidade, Teoria Geral do Estado e Seguridade Social. Membro do Grupo de Pesquisa Asa Branca UFPE, no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Temas Contemporâneos de Direito Constitucional. Vice coordenadora do Projeto de extensão REDE INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE UNIVERSITÁRIA UFPE: Universidade responsável e integrada na Agenda 2030 e na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Assessora do Gabinete do Reitor da UFPE desde 2019.

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Valdir Moysés Simão –  Ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União –  CGU

Advogado com atuação em compliance, investigações internas, acordos de leniência, transações e relações entre as empresas e o Estado. Auditor-fiscal da Previdência Social e da Receita Federal do Brasil por 29 anos, ocupou vários cargos na administração pública, entre eles os de Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União, Secretário da Fazenda, Presidente do INSS, Secretário-Adjunto da Receita Federal e Secretário-Executivo da Casa Civil da Presidência da República. Na CGU, regulamentou a Lei Anticorrupção brasileira e estabeleceu as diretrizes e procedimentos para os processos de responsabilização de empresas, acordos de leniência e programas de integridade. Doutor em Estado de Direito e Governança Global pela Universidade de Salamanca e Master Universitário em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá, é palestrante e professor de pós-graduação em direito.

15h30 - Coffee Break

16h00 - Bloco 8 – Ouvidorias como pontes de confiança: da escuta ativa à transformação institucional

Moderação:

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Rosana Daher Van Der Broocke – Ouvidora do Ministério dos Transportes – MT

Servidora do Ministério dos Transportes desde 2019, com formação em ciência da computação e especialista em transformação digital e liderança. Atua na Ouvidoria do órgão desde 2019 e atualmente, ocupa a função de Ouvidora do Ministério dos Transportes.

Participações do Bloco:

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Valdirene Paes de Medeiros – Ouvidora-Geral da União

Ouvidora-Geral da União na Controladoria-Geral da União (CGU), é Auditora Federal de Finanças e Controle, com atuação em diversas secretarias da CGU nas áreas de correição, controle interno, integridade, transparência e acesso à informação. É formada em Direito, com especialização em Direito Público. Dentre diversas funções, atuou como Chefe de Gabinete da então Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) e como Coordenadora-Geral na Secretaria Federal de Controle interno (SFC).

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Flávia da Costa Viana – Juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal – STF

Ouvidora-Geral do Supremo Tribunal Federal e juíza auxiliar da Presidência na gestão do Ministro Edson Fachin. Desembargadora Substituta do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Presidente do Núcleo de Diversidade e Inclusão do TRE-PR. Foi Juíza Auxiliar da Presidência do TSE em 2021/2022 e Desembargadora Eleitoral no TRE-PR no biênio 2021/2023. Foi Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (2021/2022) e Ouvidora do TRE-PR (2022/2023). É Diretora de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados do Paraná e Presidente Honorária da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa. É integrante do Women’s Leadership Network Program da Universidade de Columbia, Nova York, e Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná.

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Mariana Rodrigues Silva Melo – Ouvidora-Geral da Presidência da República

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Procuradora Federal desde 2003. Exerceu o cargo de Consultora Federal em Políticas Públicas da Procuradoria-Geral Federal. Exerceu o cargo de Adjunta do Advogado-Geral da União, designada como Ouvidora-Geral da AGU. Foi também responsável pela implementação da Lei de Acesso à Informação na AGU e atuou como Autoridade de Monitoramento da LAI no âmbito da Advocacia-Geral da União. Atuou como Secretária-Executiva Adjunta da Comissão de Ética Pública da Presidência da República e atualmente é a Ouvidora-Geral da Presidência da República.

17h00 - Encerramento

O encerramento contará com a participação de:

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Vinícius Marques de Carvalho – Ministro da Controladoria-Geral da União – CGU

Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União (CGU) desde janeiro de 2023. Nascido em São Paulo, é graduado e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, onde foi professor-visitante. Professor da USP desde 2014, presidiu o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de 2012 a 2016, tendo papel central na modernização da autarquia e na implementação de programas de leniência e combate à corrupção. Também foi Secretário de Direito Econômico, Conselheiro do CADE e chefe de gabinete da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, além de ter integrado a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.


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      • Quadro de Detalhamento de Programas, por Unidade Orçamentária
      • Quadro de Execução Orçamentária das Despesas (por Unidade Orçamentária)
      • Despesas com Diárias e Passagens
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      • Painel de Execução Orçamentária e Financeira
    • Licitações e Contratos
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      • Modelo de Formulário de Solicitação de Informação ao Cidadão
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
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      • Relatório Anual de Execução do PDA
    • Sanções Administrativas
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