Notícias
Qualidade de vida
Sudene visita municípios do Vale do Jequitinhonha (MG) e contribui com a elaboração do Plano de Desenvolvimento da região
Encontros reúnem instituições federais, movimentos sociais e poderes locais para tratar de uma agenda de desenvolvimento sustentável. Foto: Divulgação
Almenara (MG) - A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste está participando de uma comitiva interministerial que visita municípios do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com o objetivo de coletar informações e propor diretrizes para o Plano de Desenvolvimento da região. A ação faz parte do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) Jequitinhonha, que reúne 21 ministérios e oito instituições vinculadas, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Desde o dia 28 de setembro, a comitiva vem percorrendo cidades como Diamantina, Araçuaí, Viagem da Lapa e Almenara, com a previsão de concluir as visitas nesta quinta-feira (2). A ideia é construir, com a participação da sociedade, um plano que valorize as riquezas econômicas, culturais e ambientais do território, reduzindo desigualdades e ampliando oportunidades para a população.
A coordenadora-geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Teresa Oliveira, faz parte da comitiva e explica que a atuação da Autarquia visa “articular políticas públicas regionais e fortalecer a Agenda de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha, buscando promover a integração regional”. Entre os projetos em destaque estão a Rede Palma e o Inova SUAS, coordenados pela Sudene.
“Nosso objetivo é somar esforços das instituições públicas federais com os poderes locais e a sociedade civil, os movimentos sociais e as comunidades, tendo em vista que esta é uma região impactada por ações da mineração. Então, é importante que estejamos reunidos em prol de uma agenda de desenvolvimento local sustentável para o bem-estar e a qualidade de vida da população do Vale do Jequitinhonha”, afirmou Teresa Oliveira.
As sugestões coletadas durante as visitas serão encaminhadas ao Comitê Executivo da Câmara de Políticas de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CIDR), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). As atividades no Vale do Jequitinhonha tiveram início em março de 2024, marcando os primeiros diálogos com lideranças e comunidades locais.
O GTI está inserido no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e no Plano de Desenvolvimento Regional do MIDR), sendo resultado da atuação da Mesa de Diálogo Temática “Em torno da Mesa: Diálogos Sobre a Mineração no Brasil”, conduzida pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Por Carla Pimentel