Notícias
Infraestrutura
Sudene ressalta impacto regional de obras de dragagem do Porto de Suape
Evento reuniu representantes dos governos federal e estadual, além da equipe técnica do complexo portuário. Foto: Elvis Aleluia (Ascom/Sudene).
Ipojuca (PE) - A assinatura da ordem de serviço para o início das obras de dragagem do canal interno do Porto de Suape, realizada nesta sexta-feira (29) foi acompanhada pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que reforçou a importância estratégica da intervenção para todo o Nordeste. A autarquia foi representada pelo superintendente Francisco Alexandre.
O investimento no complexo portuário soma quase R$ 200 milhões, metade dos recursos oriunda do Governo Federal. As obras vão aumentar a profundidade do calado para 16,4 metros, permitindo a atracação de navios de até 366 metros. A ação amplia a competitividade logística da região e fortalecendo o posicionamento do Nordeste no mercado global.
“Essa dragagem não é apenas um investimento em Pernambuco, mas uma alavanca para a economia nordestina como um todo. Um porto mais eficiente significa maior escoamento da produção, mais negócios para as empresas que a Sudene fomenta e, principalmente, mais empregos e renda para o nosso povo”, afirmou o superintendente Francisco Alexandre.
O dirigente ressaltou, ainda, que a integração logística potencializada pela obra se conecta a outros grandes projetos regionais, como a Ferrovia Transnordestina, ampliando as alternativas de transporte e consolidando o Nordeste como ambiente estratégico para novos negócios. “Quando melhoramos nossos equipamentos logísticos, o Nordeste inteiro se reposiciona no cenário nacional e internacional. Obras como essa mostram que o futuro da região passa pelo fortalecimento da sua infraestrutura”, acrescentou.

- Superintendente Francisco Alexandre e o ministro Silvio Costa Filho. Foto: Wesley D'Almeida.
O ministro Silvio Costa Filho também destacou a importância do ato firmado nesta sexta. “Essa obra da dragagem do canal interno do Porto de Suape é fundamental para melhorar a capacidade operacional do porto, tornando-o mais competitivo. Isso significa mais negócios movimentados, gerando empregos e renda para o povo pernambucano”. O titular da pasta de Portos e Aeroportos destacou ainda que a intervenção integra um conjunto de obras de infraestrutura portuária, aeroportuária, hidroviária e rodoviária em Pernambuco, dentro do Novo PAC.
Segundo o diretor-presidente do Complexo Industrial de Suape, Armando Monteiro Bisneto, as obras abrem novas frentes para ampliar a capacidade do porto em 30%, melhorando o posicionamento do porto no mercado global. A dragagem tem prazxo de seis meses para a conclusão.
Reportagem: Agnelo Câmara, Assessoria de Comunicação da Sudene • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.