Notícias
Logística
Sudene marca presença na 20ª edição da Expolog
Representando a Sudene, o diretor Heitor Freire recebeu homenagem durante o evento. Foto: Divulgação
Fortaleza (CE) – A 20ª edição da Feira Internacional de Logística (Expolog), uma das mais importantes do setor do País, encerrada hoje (27) na capital cearense, contou com apoio da Sudene. O evento reuniu profissionais, investidores e empresas de diversos segmentos para debater tendências, inovação e desafios globais que impactam diretamente o desenvolvimento econômico e a infraestrutura brasileiro, especialmente da Região.
O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia regional. “O apoio da Sudene à Expolog reforça nosso compromisso com o fortalecimento da logística como vetor estratégico para o desenvolvimento regional. Este evento reúne profissionais do Brasil e do mundo interessados em conhecer as oportunidades do Nordeste, e a Autarquia se faz presente apresentando seus instrumentos de ação, como os benefícios fiscais, o FDNE e o PRDNE, que tem papel fundamental na geração de emprego e renda”, afirmou.
A programação da Expolog contemplou palestras e painéis voltados para infraestrutura, sustentabilidade e descarbonização, economia, governança, agroindústria, inteligência artificial e outros temas relevantes para o setor. O evento é reconhecido por promover debates qualificados e fortalecer parcerias que impulsionam a competitividade e a inovação na Região. Com iniciativas como essa, a Sudene reafirma seu compromisso em apoiar agendas que impulsionam um Nordeste mais integrado, competitivo e preparado para os desafios da economia.
FDNE e PRDNE
O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) assegura recursos para investimentos estratégicos em infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos capazes de gerar novos negócios e ampliar a competitividade regional. Já o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) reúne programas e projetos voltados para inovação, sustentabilidade, segurança hídrica, desenvolvimento urbano e social e melhorias estruturais no território, orientando ações que fortalecem a capacidade do Nordeste de atrair investimentos e se integrar de forma mais eficiente às cadeias logísticas nacionais e internacionais.
Por Manu Mendes