Notícias

Sudene adere ao TransformaGov e assina PGT

Instituído em maio deste ano, o programa foca na eficiência organizacional e no aprimoramento da administração pública.
Publicado em 10/09/2020 10h03 Atualizado em 10/09/2020 11h32
Sudene adere ao TransformaGov

Assinatura do PGT foi realizada ontem (09).

A adesão da Autarquia ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (transformaGov) foi efetivada a partir da assinatura de termo de compromisso com o Ministério da Economia e a Secretaria Geral da Presidência da República, visando à concentração de esforços que viabilizem o cumprimento das ações estabelecidas no Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT). O documento foi assinado ontem (09) pelo superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto; Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade; e Secretário Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Ricardo de Freitas Martins da Veiga.

As ações previstas no plano incluem realinhar o planejamento estratégico institucional ao PRDNE; instituir o Comitê de Gestão da Informação e Documentação e a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD); adotar o Protocolo Digital do Governo Federal, utilizando a Solução gov.br; estabelecer os perfis profissionais desejáveis para todos os cargos em comissão do grupo DAS ou FCPE da estrutura (níveis 3 a 4); aderir à análise automatizada de Prestação de Contas e à Rede +Brasil, capacitar e promover a adesão ao Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr). Os prazos para a entrega das ações vão deste mês (setembro) até junho de 2021.

Evaldo Cruz Neto destaca que “as transformações digitais impostas nos últimos anos foram aceleradas sobremaneira com o impacto da crise causada pelo Covid-19. O governo do presidente Bolsonaro tem agido de modo atento e imediato, promovendo os ajustes necessários através do Transformagov, estando a Sudene incluída neste processo”. O superintendente afirma que “o PGT é o instrumento inicial das transformações digitais que serão implementadas e beneficiará, diretamente, a logística interna do órgão, proporcionando a entrega de um melhor serviço à população”.

TrasformaGov

O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (transformaGov) estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelece normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal.

A ideia é modernizar as estruturas regimentais e melhorar a gestão estratégica, para alcançar objetivos, como definir prioridades de digitalização, de simplificação e de integração de processos; estimular ganhos de eficiência; promover a atuação integrada e sistêmica entre os órgãos e entidades; e incentivar a cultura de inovação.

O programa propõe medidas de eficiência a partir de cinco pontos: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; gestão de pessoal; processos internos e estruturas organizacionais.

Finanças, Impostos e Gestão Pública