Notícias
Semiárido
Minas Gerais recebe seminários de atualização do Plano de Combate à Desertificação promovidos pela Sudene
Brasil enfrenta desafios climáticos e ambientais que têm afetado diretamente áreas do semiárido. Foto: Divulgação/INSA
Montes Claros (MG) - A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) promoverá dois seminários em Minas Gerais com o intuito de viabilizar a atualização do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), os encontros serão realizados nos municípios de Montes Claros e Janaúba, nos dias 22 e 23 de outubro. Em Minas Gerais, a ação será coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e conta também com o apoio institucional da Unimontes.
Os seminários fazem parte de uma série de debates sobre a atualização dos planos estaduais de combate à desertificação nos 10 estados onde o semiárido se faz presente. Em Minas Gerais, as últimas discussões acerca do tema aconteceram no ano de 2010, no contexto do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca de Minas Gerais (PAE-MG). Os seminários estaduais têm por objetivo mapear informações relevantes para a composição de diagnósticos situacionais que servirão de subsídio para a atualização dos planos.
Para o pesquisador Victor Uchôa, coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, esta articulação entre as diferentes instâncias governamentais e a sociedade para a preservação do semiárido é urgente. “Este diálogo entre sociedade civil e instituições públicas no sentido de fazer uma revisão dos planos estaduais é muito importante. É fundamental que cada estado, cada instituição e cada colaborador traga sua experiência para que possamos nos articular nas diferentes esferas da sociedade e atuar conjuntamente para atenuar os efeitos da desertificação”, afirma Uchôa.
O trabalho também prevê a estruturação de ações institucionais com objetivo de viabilizar uma estratégia pragmática e sustentável para frear os avanços da desertificação e combater o avanço da seca. Neste sentido, as equipes técnicas realizam um extenso levantamento de dados sobre a situação de cada unidade federativa a fim de estabelecer a metodologia das revisões, visando enriquecer o diálogo e dar uma maior abrangência aos seminários, que serão realizados nos 10 estados que englobam o semiárido brasileiro.
Em Minas Gerais, os seminários serão realizados nos dias 22 e 23 de outubro. No dia 22 as atividades ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que funciona no Prédio 6 do campus-sede, em Montes Claros, das 8h às 17h. Já no dia 23, a programação acontecerá no Prédio 2 do campus Janaúba da Unimontes, também das 8h às 17h. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do www.proades.com.br/seminario/
Os seminários já foram realizados nos estados do Ceará, Paraíba, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Os dados obtidos a partir das visitas técnicas irão subsidiar o diagnóstico da desertificação em cada estado, iniciando assim o diálogo em torno da atualização destes planos.
SERVIÇO
Seminários de Atualização do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-MG)
Montes Claros
Data: 22/10/2015
Local: Predio IV da Unimontes – Auditório do CCBS
Horário: 8h às 17h
Janaúba
Data: 23/10/2025
Local: Prédio II da Unimontes – Campus Janaúba
Horário: 8h às 17h
Por Francisco Mota