Notícias
Desenvolvimento social
Experiências de assistência social na área da Sudene são destaque em conferência nacional
Conferência reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de organizações sociais. Foto: Roberta Aline/MDS.
Brasília (DF) – Três experiências de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) desenvolvidas na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste foram reconhecidas no 6º Prêmio Simone Albuquerque, realizado ontem (8) durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social. A premiação valoriza práticas que contribuem para a redução das desigualdades regionais, por meio do fortalecimento das políticas socioassistenciais e de seu impacto direto nos territórios. A Sudene apoiou a realização do evento e patrocinou a premiação da categoria regional.
O prêmio contempla sete categorias que envolvem gestão, provimento de serviços, participação e controle social, intersetorialidade e interseccionalidade, transparência e proteção socioassistencial. Um dos temas ressaltou práticas exitosas da implementação do SUAS na área da Sudene. Entre as experiências estaduais premiadas, foram reconhecidos os projetos “Iniciativa Suas Bahia Mais Rural”, de Jônata da Costa Lopes Oliveira, e “Regionalização do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no Estado da Paraíba”, de Yasnaia Pollyanna Werton Dutra. No âmbito municipal, venceu a iniciativa “Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas Idosas em suas diretrizes, metodologia e práticas à luz das orientações do MDS: Conviver na minha casa, o caso de Horizonte, Ceará” de autoria de Thayná Neri Andrade. Os trabalhos serão publicados e apresentados em eventos nacionais para incentivar a disseminação de boas práticas.
“A assistência social é parte efetiva do processo de desenvolvimento regional, pois é um contexto no qual as políticas públicas fortalecem proteção às populações vulneráveis, dando-as condições para exercer sua cidadania com mais dignidade”, afirmou Ludmilla Calado, coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Autarquia.
O evento também contou com a presença do presidente Lula e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Na ocasião, o Governo Federal anunciou o pagamento de R$ 79,2 milhões por ano em benefício do Distrito Federal, dos 26 estados e de 1.011 municípios, no âmbito do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Inova SUAS
A Sudene também vem ampliando sua atuação no campo socioassistencial. Entre as iniciativas recentes está o Inova SUAS, lançado em julho de 2024, com o objetivo de identificar propostas inovadoras capazes de aprimorar a gestão e a prestação de serviços de assistência social em áreas vulneráveis do Nordeste. O edital selecionou quatro projetos, com R$ 730 mil em investimentos para fortalecer a implementação do SUAS nos municípios e ampliar o alcance das políticas públicas na região. As soluções devem ser apresentadas no próximo ano.
Reportagem: Agnelo Câmara, Assessoria de Comunicação da Sudene • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.