Notícias
Semiárido
Com apoio da Sudene, Sergipe recebe seminários para discutir atualização combate à desertificação
Cerca de 50 municípios sergipanos estão suscetíveis à desertificação, atingindo 40% da população do estado, conforme diagnóstico produzido pelos pesquisadores da Univasf. Foto: Marina P P Lima, CC BY-SA 4.0/ Divulgação
Aracaju (SE) – Hoje (30) e amanhã (31), o município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, recebe os seminários de atualização do Plano de Ação Estadual para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. O evento é realizado no auditório da Universidade Federal de Sergipe - Campus Sertão.
A iniciativa é fruto de uma parceria da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). No cenário atual, Sergipe é um dos estados inseridos no contexto das Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASDs), abrangendo 48 municípios (64% do território estadual), distribuídos em sete territórios sergipanos e compreendendo aproximadamente 40% da população do estado, conforme diagnóstico produzido pelos pesquisadores da Univasf.
O estado criou seu Plano em 2011 e atualizou em 2021, entretanto não há, até o momento, iniciativas diretamente voltadas ao combate à desertificação e à mitigação dos efeitos da seca que contemplem, de forma abrangente, todas as Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASDs).
Para o pesquisador Victor Uchôa, coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, os encontros apresentam representam uma oportunidade de construir novas estratégias para lidar com problemas pertinentes na região: “Essas discussões são fundamentais para identificar lacunas, alinhar metodologias e construir estratégias mais eficazes de combate à desertificação. A atualização do Plano é um passo essencial para integrar e repensar ações que promovam o desenvolvimento sustentável em regiões que enfrentam os desafios da desertificação”, afirmou.
Os seminários já ocorreram nos estados de Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os dados obtidos a partir das visitas aos estados irão subsidiar o diagnóstico da desertificação e, em seguida, terá início a revisão dos planos. O calendário com as datas dos próximos encontros e as inscrições para estes eventos estão disponíveis no site www.proades.com.br.
SERVIÇO
Nossa Senhora da Glória (SE)
30/10 das 14h às 17h30
31/10 das 8h às 17h30
Local: Auditório da UFS - Campus do Sertão