Planejamento estratégico da Sudene: por que isso é importante?
Nesta página, você vai saber mais sobre:
- O que é planejamento estratégico e sua importância do planejamento estratégico para a Sudene;
- Conhecer o nosso Plano Estratégico Institucional (PEI) e seus elementos;
- Conhecer o nosso Mapa Estratégico;
- As cadeias de valor associadas às ações da Sudene;
- O nosso painel de indicadores e metas;
- O portfólio de projetos estratégicos da Sudene.
O que é planejamento estratégico?
Esse assunto é de muita importância para a Sudene e vamos explicar para você. O Planejamento Estratégico é processo de análise e avaliação de cenários, criação de alternativas e tomada de decisão considerando perguntas como "O que é a Sudene?" e "O que ela faz?".
O objetivo é conseguirmos planejar uma situação futura favorável para a Sudene a partir do melhor uso possível de todos os recursos disponíveis na autarquia. E a forma como essa atividade é conduzida está descrita em um produto chamado de Plano Estratégico Institucional – PEI.
E a Sudene já tem o seu PEI, sabia? É nele que apresentamos itens fundamentais para a nossa organização: o mapa estratégico; nossa missão, visão e valores; a cadeia de valor; os objetivos, indicadores e metas; além das iniciativas planejadas para alcançá-las.
Para que tudo isso trabalhe em sintonia e de forma organizada, nós aplicamos a chamada Gestão Estratégica, um processo contínuo para promover a sua implantação, monitoramento e realiza sua avaliação, para aprimorar o alcance das metas delineadas.
Com a elaboração do PEI, se torna possível organizar de maneira lógica as iniciativas para o alcance dos resultados demandados pela sociedade. Para isso, é necessário, junto a sua implementação, a adoção de uma estrutura de governança que fortaleça a cultura de monitoramento e avaliação dos resultados periodicamente.
E o que é o Plano Estratégico Institucional da Sudene?
É o principal item de gestão da Sudene. E isso é tão importante que existe uma legislação específica para estruturá-lo: é a Instrução Normativa Seges/ME nº 24, de 18 de março de 2020. Ela é orientada pelo “Guia Técnico de Gestão Estratégica”, também publicado pelo então Ministério da Economia. Segundo o normativo, o PEI deve ser revisado anualmente, e caso necessário, atualizado.
Por isso, reunimos nossos servidores e estabelecemos o nosso Plano Estratégico Institucional da Sudene. Neste sumário executivo, você encontra todas as explicações dos itens que integram o nosso PEI.
E a seguir, a gente destaca os principais componentes:
Cadeia de valor
A cadeia de valor é uma ferramenta que traduz o modelo de negócio da Sudene em macroprocessos e processos de negócio e declara o valor público entregue à sociedade.
A cadeia de valor é subdividida em:
- macroprocessos finalísticos, que estão relacionados à área de atuação da Sudene;
- gerenciais, que são o subconjunto de atividades de suporte que envolve decisões sobre as diretrizes, normas, planos, programas, estruturas, serviços, processos, procedimentos e recursos para realizar as atividades da organização;
- suporte, que são comuns a todos os órgãos e entidades da Administração Pública, sendo, em sua maioria, normatizadas, coordenadas e supervisionadas por um ou mais órgãos centrais e apoiadas por diferentes sistemas de informação.
Painel de indicadores
Para atingir os objetivos estabelecidos no Mapa Estratégico, é necessária a elaboração de indicadores e o estabelecimento de metas, que tem por objetivo medir o quanto de cada objetivo está sendo atingido. O instrumento utilizado é o Painel de Indicadores e Metas, que traz, além dos indicadores e metas, a fórmula de cálculo, a periodicidade de medição, os responsáveis pelo indicador.
Portfolio de projetos estratégicos
A Sudene também mapeou aquelas iniciativas que são cruciais para atingir os objetivos estratégicos da instituição. Estas ações foram agrupadas em nosso portfolio de projetos estratégicos. Ele conta com gerenciamento e monitoramento constante.