Notícias
GESTÃO DE PESSOAS
MGI promove workshop sobre dimensionamento da força de trabalho no Agile Trends GOV 2025
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizou, nesta quinta-feira (28/8), um workshop sobre o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) durante a conferência Agile Trends GOV 2025, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O objetivo foi capacitar servidores públicos e profissionais do setor privado a utilizar essa metodologia inovadora como ferramenta estratégica para a avaliação e o planejamento de políticas e projetos.
A oficina ofereceu uma experiência imersiva e interativa, com foco na aplicação prática do modelo de inovação modular do DFT. A metodologia tem se consolidado na Administração Pública Federal, mostrando-se facilmente adaptável ao contexto corporativo. Os participantes foram organizados em grupos para explorar os sete módulos de inovação do DFT, que incluem a reformulação de processos de concursos, a criação de uma rede de especialistas e o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial.
Por meio de dinâmicas colaborativas, o workshop estimulou a cocriação e a elaboração de soluções alinhadas às realidades de cada organização. A abordagem prática tem como objetivo capacitar gestores e equipes a otimizar processos, aprimorar a entrega de resultados e promover avanços significativos na gestão.
“Esperamos que essa capacitação possa auxiliar os participantes na tomada de decisão, fortalecendo a gestão estratégica de pessoas e orientando as decisões relativas à alocação de pessoal”, destaca a coordenadora-geral de Planejamento da Força de Trabalho do MGI, Lorena Ferreira.
DFT
O Dimensionamento da Força de Trabalho é uma das principais iniciativas do MGI para a melhoria dos processos de contratação e alocação de pessoal na Administração Pública Federal. Ela conquistou o 2º lugar no prêmio Agilidade Brasil 2025 — Setor Público, anunciado nesta terça-feira (26/8) durante o Agile Trends GOV 2025.
A metodologia de coleta de dados, desenvolvida pelo MGI em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), revela aos gestores os principais gargalos e demandas reprimidas, além de fornecer informações sobre o perfil profissional adequado às entregas. O uso do DFT permite aprimorar pedidos de concursos públicos, contratações temporárias e movimentação de pessoal.
No último ano, a implantação do DFT foi acelerada graças a um programa de mentoria promovido pelo MGI, que permitiu sua disseminação assistida em diversas unidades simultaneamente. Nesse período, o dimensionamento foi concluído em 4.709 unidades de 114 órgãos públicos, um crescimento de 3.140% em relação aos sete anos anteriores.
Mais detalhes sobre o DFT estão disponíveis no portal do MGI.