Como solicitar o Auxílio Funeral

- Atenção
O auxílio funeral é um benefício concedido em razão do falecimento de servidores ou aposentados e é concedido à família ou a terceiro que tenha custeado o funeral.
Caso seja custeado por familiares, conforme dispositivo legal, o valor será equivalente a um (01) mês da remuneração ou provento. Se custeado por terceiros, será indenizado o valor custeado, devidamente comprovado, até o limite do valor da última remuneração ou provento do(a) falecido(a).
Veja como é simples solicitar o Auxílio Funeral pelo SOUGOV.BR:
1) Acesse o SOUGOV.BR, aplicativo ou web, verifique o vínculo selecionado e em "Solicitações", selecione "Auxílio Funeral":
2) Clique em "Auxílio Funeral", caso não possua uma solicitação de auxílio funeral em análise:
3) Informe o CPF e clique em "Verificar". Caso ainda não tenha realizado a comunicação de falecimento o SOUGOV.BR exibirá a mensagem de alerta abaixo. Se desejar realizar a Comunicação de Falecimento antes de solicitar o auxílio funeral, basta clicar em "Comunicar Falecimento". Lembrando que também deverá ser realizado o comunicado o falecimento para que o vínculo do falecido seja corretamente encerrado nos sistemas da Administração Pública Federal.
Link do FAQ “Como solicitar a Comunicação de Falecimento”: Clique aqui
|
|
4) Se já tiver feito a comunicação de falecimento ou caso tenha não tenha feito a comunicação de falecimento e optou para continuar a solicitação de auxílio funeral clicando em "Solicitar Auxílio Funeral", selecione o vínculo da solicitação do benefício e o tipo de relacionamento com o falecido(a). Preencha os demais campos obrigatórios e clique em "Avançar":
|
|
5) Após preencher todos os campos obrigatórios, é necessário anexar os documentos comprobatórios, conforme perfil do solicitante:
Documentação em comum para todos os casos:
1. Se solicitante for integrante de família do servidor falecido, apresentar:
a) Cópia de Documento de Identificação oficial com foto e CPF do requerente;
b) Cópia da Certidão de Óbito do servidor;
c) Nota Fiscal das despesas em nome do requerente;
d) Comprovante dos dados bancários do Requerente;
e) Cópia da Certidão de Casamento, quando o requerente for o cônjuge, com data de expedição posterior ao falecimento;
f) Cópia da comprovação de união estável como entidade familiar quando o(a) requerente for companheiro(a): mínimo de 02 (dois) documentos, com data de início de prova material contemporânea dos fatos, produzido em período não superior a 24 (vinte e quatro) meses anteriores ao óbito do ex-servidor, conforme PORTARIA SGP/SEDGG/ME Nº 4645, DE 24 DE MAIO DE 2022.
2. Se o solicitante for terceiro:
a) Cópia de Documento de Identificação oficial com foto e CPF do requerente;
b) Cópia da Certidão de Óbito do servidor falecido;
c) Nota Fiscal das despesas em nome do requerente;
d) Comprovante dos dados bancários do Requerente.

6) Após conferir a solicitação e os documentos anexados, clique em "Avançar" e depois em "Confirmar" para que o seu pedido seja enviado para análise:
7) Clique em "Aceito os termos" para concluir a sua solicitação:

Pronto! Sua solicitação foi enviada para análise da Unidade de Gestão de Pessoas.
Para acompanhar o andamento do seu pedido, clique em "Solicitações", disponível na tela principal do SOUGOV.BR:



