Regras para registros vacinais
Os sistemas de informação para registro vacinal são ferramentas essenciais para monitorar e gerenciar a vacinação em todo o país. No âmbito da vigilância epidemiológica, esses sistemas fornecem dados valiosos sobre a cobertura vacinal em diferentes níveis geográficos e populacionais. A análise dessas informações permite às autoridades de saúde identificar áreas com baixa adesão, grupos de risco e, consequentemente, reduzir a ocorrência de surtos. Esses dados são cruciais para a implementação de estratégias de intervenção direcionadas e para avaliar o impacto dos programas de imunização na prevenção de doenças.
Nesse contexto, a SVSA, por meio do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) elaborou e disponibilizou materiais para auxiliar técnicos, gestores e integradores na execução, inserção e regramento de doses, vacinas e estratégias nos sistemas de informação. O objetivo é fornecer os recursos necessários para parametrizar esses sistemas conforme as normas de vacinação, tornando o processo de registro das doses administradas nos serviços de todo o país mais eficiente, completo e com maior qualidade dos dados. Adicionalmente, busca-se consolidar informações, facilitar o acesso e contribuir para a adequação dos sistemas de informação às regras de vacinação, visando maior qualidade, eficiência e credibilidade dos serviços de vacinação em âmbito nacional.
O DPNI também enfatiza a relevância da avaliação sistemática do registro vacinal nos diversos sistemas que alimentam a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), seguindo as diretrizes presentes no SIMPLIFIER.NET e a Portaria GM/MS nº 5.663/2024. À medida que novas regulamentações forem implementadas, os documentos serão atualizados e comunicados aos entes federativos.
Abaixo, encontram-se disponíveis os documentos que podem auxiliar os profissionais na parametrização dos sistemas de informação: