Aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo em uma criança pode aumentar o risco de eventos adversos prejudiciais, que podem sobrecarregar seu sistema imunológico?
Não é verdade. Evidências científicas mostram que aplicar várias vacinas ao mesmo tempo não causa aumento de eventos adversos sobre o sistema imunológico das crianças, desde que sejam administradas conforme as recomendações estabelecidas.
Além disso, crianças são expostas constantemente a centenas de substâncias estranhas (novas ao organismo), que desencadeiam uma resposta imune. O simples ato de comer introduz novos antígenos no corpo e numerosas bactérias vivem na boca e no nariz. Uma criança é exposta a muito mais antígenos de um resfriado comum ou dor de garganta do que de vacinas.
As principais vantagens de aplicar várias vacinas ao mesmo tempo são: menos visitas ao posto de saúde ou hospital, o que economiza tempo e dinheiro; e uma maior probabilidade de que o calendário vacinal seja completado em tempo oportuno, conforme as recomendações estabelecidas pelos programas de vacinação. Além disso, quando é possível ter uma vacinação combinada, como a vacina tríplice viral (para proteção contra sarampo, caxumba e rubéola), menos injeções são aplicadas.