Projeto Mais Médicos Especialistas
O Projeto Mais Médicos Especialistas visa aprimorar médicos especialistas em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da integração ensino-serviço. O novo componente do Programa Mais Médicos também busca ampliar o acesso da população à atenção especializada no SUS, promovendo a formação, fixação e atuação qualificada de médicos especialistas em regiões com maior vulnerabilidade social.
A proposta integra as ações do Programa Agora Tem Especialistas com foco na redução do tempo de espera por atendimento especializado e aumento da resolutividade dos serviços de saúde, contribuindo para ampliar o acesso e a qualidade da atenção especializada em todo o território nacional.
Objetivos
- Promover maior equilíbrio na oferta de médicos especialistas em todo o território nacional, por meio do provimento em áreas com déficit de especialistas.
- Reduzir desigualdades regionais na distribuição de médicos especialistas.
- Ampliar o acesso da população à atenção especializada com foco na integralidade e continuidade do cuidado.
- Reduzir o tempo de espera para consultas, exames e procedimentos especializados, garantindo mais agilidade no cuidado.
- Qualificar a formação médica pelo trabalho, com base na prática em serviços da rede SUS.
- Desenvolver competências clínicas, éticas e de gestão para atuação nas linhas prioritárias do SUS.
- Ampliar a resolutividade da Atenção Especializada e fortalecer a articulação com a Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
- Estimular a pesquisa, inovação e educação permanente em saúde no SUS.
Metas
Ofertar 500 vagas de aprimoramento para médicos especialistas na rede de serviços próprios ou contratualizados do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda em 2025.
Público de interesse
- Médicos especialistas interessados em atuar no SUS, principalmente em áreas com déficit de especialistas.
- Entes federativos (estados, DF e municípios).
- Instituições e serviços de saúde formadoras de médicos especialistas (ensino, pesquisa e inovação).
Como participar
A participação no Projeto Mais Médicos Especialistas acontece por meio de editais de Chamamento Público para:
1) Adesão de entes federativos (estados, DF e municípios)
- Com base em critérios técnicos e operacionais (capacidade instalada compatível com a formação ofertada, priorização dos serviços com necessidade em CIB), de colaboração para implementação das ações e monitoramento de resultados no território, de integração com estratégias para promoção do cuidado e para a ampliação do acesso à população aos serviços especializados.
2) Seleção de Médicos Especialistas
- Com critérios técnicos (RQE na especialidade), de disponibilidade para atuação em territórios prioritários/serviços de saúde, disponibilidade para participação nas ofertas de aprimoramento com perfil de formação compatível e interesse no Projeto.
- Concessão de bolsas de educação pelo trabalho no Projeto Mais Médicos Especialistas.
3) Acordos de Cooperação Técnica ou Proadi-SUS
- Com critérios de expertise na formação de médicos especialistas, em serviços de saúde, no território brasileiro.
Certificação
Médicos especialistas serão certificados pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) em conjunto com as instituições formadoras, após o cumprimento dos requisitos da formação, conforme critérios definidos nos editais de seleção.
Parceria e apoio institucional
O projeto prevê parcerias com:
- Hospitais de Excelência do Proadi-SUS (A.C. Camargo; Hospital Israelita Albert Einstein; Beneficência Portuguesa de São Paulo; Hcor; Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Hospital Sírio-Libanês; Hospital Moinhos de Vento)
- Hospitais da Rede Ebserh
Essas instituições serão responsáveis pelas atividades formativas de aprimoramento, que incluem supervisão, imersão hospitalar, mentorias e atividades teóricas síncronas e assíncronas.