Censo da Força de Trabalho na Saúde
O Censo da Força de Trabalho na Saúde busca coletar, atualizar e qualificar informações sobre a força de trabalho nos estabelecimentos de saúde do Brasil. A iniciativa estratégica do Ministério da Saúde (MS), desenvolvida por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), integra ações de recenseamento articuladas com a formação em Informação e Gestão do Trabalho em Saúde. São parceiras da ação a Fundação Oswaldo Fiocruz (Fiocruz-Brasília) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Objetivos
- Promover a qualificação dos processos de gestão da informação da força de trabalho em saúde no âmbito do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES-Profissional).
- Realizar o recenseamento da força de trabalho em saúde nos serviços públicos e privados, inicialmente no estado de Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
- Qualificar o CNES-Profissional enquanto base de dados estratégica, de modo a subsidiar a tomada de decisão nas esferas de planejamento, dimensionamento e gestão da força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).
Meta
O objetivo do Censo é levantar informações de todos os estabelecimentos de saúde do país, buscando alcançar 100% de cobertura nacional. Esse resultado pode variar de acordo com os aspectos operacionais e logísticos ao longo da execução. O Censo também busca promover a qualificação dos profissionais responsáveis pelo preenchimento dos dados. Nesta primeira etapa, as ações-piloto serão iniciadas no estado de Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal (DF).
Público de interesse
Profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e interessados no tema.
Quem pode participar?
- Educandos(as)/Recenseadores(as): em sua maioria, trabalhadores(as) do SUS que atuam na gestão de informação e/ou gestão de pessoas em unidades de saúde ou em secretarias municipais, estaduais ou distritais. Esses trabalhadores e trabalhadoras serão responsáveis pela coleta de dados nos estabelecimentos de saúde.
- Tutores(as)/Articuladores(as) Regionais: orientam os(as) educandos(as) em sua respectiva região de saúde.
- Orientadores(as) de Aprendizagem: integram a equipe pedagógica nacional e acompanham as equipes estaduais, a partir da unidade federativa que atuam.