Fortalecimento da promoção da doação voluntária de sangue
Disponibilização dos Programas de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) para a Hemorrede
Monitoramento do estoque de sangue no país
O Ministério da Saúde acompanha, diariamente, o quantitativo de bolsas de sangue em estoque nos maiores hemocentros dos Estados e do Distrito Federal. Essa estratégia permite a antecipação da tomada de decisão sobre a mobilização desses insumos no país, visando reduzir os efeitos de eventuais desabastecimentos de sangue e componentes.
Sangue Raro
Os antígenos eritrocitários e plaquetários têm um papel importante na medicina transfusional, nas doenças por incompatibilidade sanguíneas materno-fetal, nas anemias autoimunes, nos transplantes de órgãos, entre outras situações.
Teste de Detecção de Ácidos Nucléicos (NAT) Brasileiro no SUS
Avaliação e Monitoramento de Serviços de Hematologia e Hemoterapia Públicos
Desde de 2008, a Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) tem como compromisso a promoção da qualificação técnica e gerencial e o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e estrutura para desenvolvimento das ações de hematologia e hemoterapia, melhorando a segurança transfusional da Hemorrede Pública Nacional, realizada por meio do processo de avaliação e monitoramento dos serviços de hemoterapia e hematologia públicos. Para atender a este compromisso, definiu-se que seriam realizadas visitas de avaliação formativas e processuais, com ênfase na qualificação técnica e gerencial de todos os processos do ciclo do sangue e atenção hematológica e hemoterápica.

