Manual Cuidados Paliativos Oncológicos: Controle de Sintomas
A terapêutica paliativa é voltada ao controle sintomático e preservação da qualidade de vida para o paciente, sem função curativa, de prolongamento ou de abreviação da sobrevida.
A terapêutica paliativa é voltada ao controle sintomático e preservação da qualidade de vida para o paciente, sem função curativa, de prolongamento ou de abreviação da sobrevida.
Esta publicação tem como objetivos: Compreender o que é Cuidado Paliativo; Definir o processo da morte e do morrer; Discriminar o significado do luto e as intervenções frente a ele; Compreender o papel da equipe interdisciplinar frente aos cuidados paliativos, à morte e ao luto; Elencar os cuidados necessários na comunicação de más notícias.
Esta publicação tem entre seus princípios: Promover alívio da dor e de outros sintomas desagradáveis; Prevenir a ocorrência de novos problemas; Melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente o curso da doença.
O objetivo geral do curso é qualificar profissionais de saúde para definirem, acompanharem e executarem plano de cuidado paliativo à pessoa atendida pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS).
Identifique os medos e as preocupações do paciente e cuidadores, e sua reação emocional à discussão. Responda a eles, se necessário.
Esta publicação tem como objetivo: Compreender o papel da equipe interdisciplinar frente aos cuidados paliativos, à morte e ao luto; Compreender a abordagem multidisciplinar, de forma humanizada, a fins de aliviar os sintomas; Elencar os cuidados necessários na comunicação de más notícias; Reconhecer os cuidados frente ao óbito no domicílio.
Esta publicação tem entre seus objetivos: Conhecer as concepções atuais acerca do processo da morte; Discutir acerca do processo de rehumanização do morrer; Conhecer as fases do luto.
Esta publicação tem entre seus objetivos: Refetir sobre os determinantes do processo de envelhecimento; Abordar sobre o papel das práticas de cuidado integral à saúde do idoso; Reconhecer a ferramenta de Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa; Reconhecer a infuência social e sua potencialidade no cuidado ao idoso.
O objetivo desta módulo é conhecer a abordagem da terminalidade com a equipe de Saúde da Família e o idoso no domicílio.
Os cuidados paliativos (CP) objetivam cuidados às pessoas que apresentam adoecimento evolutivo, que tendem a subjugar o sujeito as limitações e sofrimento mediante a evolução da doença.