Nota Técnica nº 17/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS
Trata da inclusão de comorbidades como grupo prioritário para recebimento de dose de reforço com a vacina COVID-19 bivalente.
Trata da inclusão de comorbidades como grupo prioritário para recebimento de dose de reforço com a vacina COVID-19 bivalente.
Atualização do Informe Técnico Operacional de Vacinação contra a Mpox, publicado em 06 de março de 2023, que visa orientar a estratégia de vacinação contra a Mpox na profilaxia pré e pós-exposição, publicado pela Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização, do Departamento de Imunização da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde (CGICI/DIMU/SVSA/MS).
Alerta sobre caso de poliovírus derivado vacinal tipo 1 (PVDV1) no Peru e avaliação de risco para o Brasil sobre possível reintrodução de poliovírus selvagem (PVS) e surgimento de poliovírus derivado vacinal (PVDV) diante das baixas coberturas vacinais.
Informa à rede privada de saúde sobre as metodologias para diagnóstico laboratorial de malária preconizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil e sobre o controle de qualidade do diagnóstico, notificação e tratamento dos casos de malária
Padronização dos métodos utilizados em pesquisa larvária de Anopheles na rotina dos laboratórios de entemologia.
Uso da nebulização espacial no controle da malária.
Informa às Secretarias Estaduais, do Distrito Federal e Municipais da Saúde sobre a Rede de Diagnóstico de Hemoparasitos e reforça as recomendações para a investigação de casos suspeitos de Doença de Chagas Aguda identificados na investigação de casos suspeitos de Malária.
Orientações para o uso do teste rápido no diagnóstico de malária
Ajustes do preparo da calda nas atividades de nebulização para o controle da malária em áreas não circundáveis.
Uso do Etofenprox PM 20% para Borrifação Residual Intradomiciliar no controle da malária.
Informa sobre a padronização da utilização do SIVEP-Malária para notificação de malária em indígenas nos municípios e nos DSEI.
Nota Informativa sobre Diagnóstico de infecção por Malária Mista.
Orientações sobre a estratégia e operacionalização da coleta de amostras de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swab combinado(nasal/oral) para diagnóstico laboratorial dos vírus respiratórios, no contexto da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e da vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Orientações sobre o fornecimento e uso do teste rápido imunocromatográfico para determinação qualitativa de anticorpos IgM anti -Mycobacterium leprae para avaliação de contatos de hanseníase, na Atenção Primária à Saúde - Código SIGTAP 02.14.01.017-1, conforme preconizado peloProtocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase.
Orientações sobre o fornecimento e uso do teste rápido imunocromatográfico para determinação qualitativa de anticorpos IgM anti -Mycobacterium leprae para avaliação de contatos de hanseníase, na Atenção Primária à Saúde - Código SIGTAP 02.14.01.017-1, conforme preconizado pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase.