Nota Técnica nº 75/2023-CGZV/DEDT/SVSA/MS.
Orientações da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde as Secretarias Estaduais de Saúde para o período de sazonalidade da febre maculosa no Brasil e dá outros encaminhamentos.
Orientações da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde as Secretarias Estaduais de Saúde para o período de sazonalidade da febre maculosa no Brasil e dá outros encaminhamentos.
Orienta sobre a ampliação da oferta e disponibilização de preservativos externos (peniano) e internos (vaginal)nos serviços de saúde do SUS e outros estabelecimentos que incluem os setores de assistência social, educação, cultura, justiça, transportes, setor privado, organizações da sociedade civil, dentre outros.
Atualização sobre a intercambialidade das vacinas COVID-19 em todas as faixas etárias e transição de idades em crianças e adolescentes.
Trata-se de atualizações referentes aos esquemas primários e dose de reforço de vacinasCOVID-19 em crianças imunocomprometidas de 5 a 11 anos de idade.
Recomendação de uma dose de reforço para crianças de 3 e 4 anos de idade que receberam a vacina CoronaVac no esquema primário (básico).
Trata-se de orientações a gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal em relação à Lei nº 14.443, de 2 de setembro de 2022, que alterou a Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, sobre Planejamento Familiar.
Orientações do Ministério da Saúde (MS) no âmbito da vigilância epidemiológica acerca do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii) referente à covid-19, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Substituição da Nota Técnica nº 35/2023 - CGVDI/DPNI/SVSA/MS, contendo orientações novas e atualizadas para a vigilância da influenza aviária em humanos.
Orientações para a não realização de exame sorológico com pesquisa de IgM para rubéola, em gestantes assintomáticas, durante o pré-natal.
Trata-se de documento que formaliza a recomendação do Ministério da Saúde para adoção, no âmbito da discussão da nova política tributária nacional, de tributos específicos para produtos nocivos à saúde, como medida de correção das externalidades negativas geradas pelo tabaco e bebidas alcoólicas
Trata-se de informações sobre o escopo, preenchimento e fluxo das notificações de violências interpessoais e autoprovocadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)
Trata-se de Nota Técnica na temática da vigilância do álcool sobre o cálculo da mortalidade plenamente atribuível ao uso de bebidas alcoólicas e dos gastos com internações por causas plenamente atribuíveis ao álcool no Sistema Único de Saúde (SUS)
Com base nos princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher (COSMU) do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (DGCI/SAPS/MS) emite as seguintes considerações e recomendações sobre oferta, inserção e retirada do Dispositivo Intrauterino (DIU)
Trata-se de Nota técnica com orientações sobre a doença de mão-pé-bocaelaborada pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), Departamento de AnáliseEpidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis (DAENT), Departamento de Gestão doCuidado Integral (DGCI), Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis (DPNI) e FundaçãoOswaldo Cruz (FIOCRUZ).
A respeito das recomendações sobre a vigilância da esporotricose animal no Brasil