Perguntas Frequentes - Toxoplasmose
-
Toxoplasmose/gravidez
-
Quem já teve toxoplasmose ocular pode engravidar?
Sim. Quem teve todas as outras formas da doença também.
-
Quem tem toxoplasmose pode amamentar?
Não há evidências cientificas o suficiente que recomende a não amamentação por mães com toxoplasmose aguda.
-
Quem tem toxoplamose pode ter filho?
Sim.
-
Quem tem toxoplasmose pode amamentar?
Não há evidências cientificas o suficiente que recomende a não amamentação por mães com toxoplasmose aguda.
-
Como o Toxoplasma gondii pode acometer o feto?
Se você foi infectada um pouco antes da gravidez ou quando estiver grávida, poderá passar a infecção para o seu bebê, mesmo que não tenha nenhum sintoma. A maioria dos bebês infectados não apresenta sintomas ao nascer, mas pode desenvolver sintomas graves mais tarde na vida, como cegueira ou deficiência mental. Alguns recém-nascidos infectados ocasionalmente apresentam graves lesões oculares ou cerebrais no nascimento.
-
Eu tenho que desistir do meu gato se estou grávida ou planejando engravidar?
Não. Você deve seguir as medidas de prevenção para a doença, incluindo higiene alimentar e métodos saudáveis de manutenção do seu felino em casa.
-
Quem já teve toxoplasmose ocular pode engravidar?
-
-
O que é toxoplasmose?
Infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.
-
Toxoplasmose é contagiosa?
A toxoplasmose é uma doença infecciosa (não é contagiosa) e as principais vias de transmissão são oral, congênita e, de forma mais rara, por aerossóis, inoculação acidental, transfusão e transplante.
-
Toxoplasmose é uma doença autoimune?
Não.
-
Quem teve toxoplasmose uma vez pode ter de novo?
Sim. A diversidade genética do parasito associada à proteção insuficiente do indivíduo infectado torna possível a reinfecção, principalmente em pessoas com imunidade prejudicada.
-
Quem teve toxoplasmose pode ter gato?
Sim, inclusive quem não teve.
-
Como interpretar o exame que detecta toxoplasmose?
Recomendamos que busquem a unidade de saúde para que a interpretação, em conjunto com a avaliação de outros exames, seja realizada pelo profissional de saúde competente.
-
Quais os sinais e sintomas?
A infecção aguda por toxoplasma, na maioria das pessoas infectadas pela primeira vez, resulta em quadros sem sintomas ou com sintomas leves e inespecíficos semelhantes à gripe, como febre, dor muscular e dor de garganta, podendo apresentar ainda aumento dos gânglios linfáticos e dor abdominal. A infecção congênita pode resultar em sérios impactos à saúde com possibilidade de alterações na visão, inflamações em alguns órgãos e anormalidades neurológicas.
-
Como se transmite a toxoplasmose?
As principais vias de transmissão são a via oral, por consumo de alimentos ou água contaminados, e a via congênita, por transmissão vertical da mãe infectada para o feto. Em casos raros pode haver transmissão por inalação de aerossóis contaminados, pela inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.
-
Como a toxoplasmose se dissemina?
Os gatos desempenham um papel importante na disseminação da toxoplasmose. Eles são infectados por comer roedores infectados, pássaros ou outros pequenos animais. O parasita é então eliminado nas fezes do gato. Gatos, principalmente os muito jovens ou filhotes, podem eliminar milhões de parasitas em suas fezes por até três semanas após a infecção. Os gatos preferem caixas de areia e solos de jardim para evacuação. Isso cria uma condição de risco quando, acidentalmente, a pessoa toca a boca depois de trocar uma caixa de areia ou enquanto faz jardinagem sem a proteção de luvas. Frutas e vegetais podem ter contato com solo ou água contaminados também, o que pode causar infecção pela ingestão destes alimentos se eles não estiverem bem lavados, ou cozidos quando for o caso.
-
Qual é o tratamento para toxoplasmose?
Uma vez confirmado o diagnóstico de toxoplasmose, você e seu médico podem discutir se o tratamento é necessário. Em uma pessoa saudável e que não está grávida, o tratamento geralmente não é necessário. Se os sintomas acontecerem, geralmente desaparecerão dentro de algumas semanas. Para mulheres grávidas ou pessoas que têm sistema imunológico enfraquecido, medicamentos estão disponíveis para tratar a toxoplasmose e um tratamento específico é recomendado, caso a caso, pelas equipes de saúde responsáveis.
-
O tratamento está disponível no SUS?
Sim, o tratamento e acompanhamento da doença estão disponíveis, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde. Em caso de gravidez, faça o pré-natal regularmente e pratique as orientações que forem repassadas pelas equipes de saúde.
-
O que devo fazer se achar que posso ter toxoplasmose?
Se você suspeitar que está com toxoplasmose converse com o seu médico, que poderá realizar e solicitar exames específicos. Os resultados ajudarão o profissional a determinar se você realmente está com a doença e se a infecção é aguda (recente) ou crônica (antiga) e se haverá necessidade de tratamento, uma vez que a doença, geralmente, evolui benignamente.
-
Se estou em risco, posso manter meu gato?
Sim, no entanto, existem várias medidas de prevenção:
- Assegure-se de que a caixa de dejetos/areia do gato seja trocada diariamente;
- Evite trocar a caixa de dejetos/areia do gato, se possível. Se ninguém mais puder realizar a tarefa, use luvas descartáveis e lave bem suas mãos com sabão e água depois;
- Não alimente gatos com carne malcozida ou crua;
- Mantenha suas caixas de areia ao ar livre.
-
Uma vez infectado com o Toxoplasma, meu gato é sempre capaz de eliminar a infecção para mim ou para o ambiente?
Não, os gatos só eliminam o parasita em suas fezes por algumas semanas após a infecção. A eliminação nas fezes desaparecerá espontaneamente, portanto, não é necessário testar seu gato ou suas fezes.
-
O que é toxoplasmose?