Notícias
SAÚDE COM CIÊNCIA
Qual a relação entre saúde humana, animal, vegetal e ambiental?
Foto: Internet
As mudanças climáticas são um dos grandes desafios da atualidade e estão diretamente relacionadas a processos como o desmatamento, os incêndios florestais, a degradação dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. Esses fatores, além de intensificarem os efeitos do aquecimento global, também impactam a saúde de diversas formas, influenciando a qualidade da água, a produção de alimentos e o equilíbrio dos ecossistemas. Como consequência, aumentam os riscos de ocorrência de doenças zoonóticas, de transmissão vetorial, hídrica e alimentar, evidenciando a necessidade de uma abordagem integrada entre saúde humana, animal, vegetal e do meio ambiente. Mas qual é a conexão entre esses desafios ambientais e a saúde da população?
Tudo está conectado
A abordagem “Uma Só Saúde”, também conhecida como “Saúde Única”, vem da tradução do termo em inglês “One Health”, e se refere a uma abordagem integrada que reconhece a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental.
Uma Só Saúde propõe e incentiva a comunicação, cooperação, coordenação e colaboração entre diferentes setores, instituições, disciplinas e profissionais para fornecer soluções de maneira mais abrangente e efetiva.
Assim, a abordagem transcende fronteiras disciplinares, setoriais e geográficas, buscando soluções sustentáveis e integradas para promover a saúde dos seres humanos, animais domésticos e silvestres, vegetais e o ambiente mais amplo (incluindo ecossistemas).
Essa abordagem incentiva a colaboração entre disciplinas e setores para desenvolver soluções integradas para problemas como pandemias, resistência antimicrobiana, mudanças climáticas e perda de biodiversidade.
Sua implementação envolve desde a vigilância e prevenção de doenças zoonóticas até a promoção da segurança dos alimentos, proteção da biodiversidade e enfrentamento das mudanças climáticas.
Ao atuar na implementação de respostas conjuntas aos problemas de saúde, a abordagem de Uma Só Saúde possibilita realizar e aprimorar ações integradas que contribuem coletivamente para um mundo melhor para todos.
Quem faz Uma Só Saúde
Todas as atuações profissionais e todos os setores (públicos e privados) que possuem relação - direta ou indireta - com a saúde humana, animal, vegetal e ambiental, podem se inserir na abordagem de Uma Só Saúde; seja no nível local, regional, nacional ou global.
E tem mais: qualquer cidadão pode adotar práticas baseadas na perspectiva de Uma Só Saúde, incorporando ações saudáveis e sustentáveis em seu cotidiano.
Faça a sua parte
Aqui vão algumas dicas que você pode adotar:
- Repense e reduza o seu consumo;
- Utilize recursos naturais com responsabilidade;
- Apoie iniciativas limpas e renováveis;
- Dê preferência a produtos e serviços mais sustentáveis;
- Priorize atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa;
- Invista em embalagens mais sustentáveis;
- Reduza a quantidade e separe o lixo;
- Procure estar mais próximo da natureza e cuide dela.
Não caia em Fake News
Espalhados por todo o mundo, grupos que não acreditam no aquecimento global ou não acreditam que o homem tem alguma interferência no aumento da temperatura da Terra e suas consequências divulgam conteúdos enganosos sobre o tema.
Para a ciência, há evidências incontestáveis de que eventos climáticos extremos são consequência do aquecimento global e prova de que a temperatura do planeta está aumentando, podendo chegar a níveis perigosos se nada for feito.
Desacreditar argumentos científicos sem qualquer estudo mínimo pode incentivar pessoas, governos e entidades a não tomar ações necessárias para diminuir o impacto da ação humana no planeta e, consequentemente, atingir a saúde de toda a população.
Desinformação sobre meio ambiente e clima também é desinformação sobre saúde. Por isso, cuidado ao repassar informações sem evidências científicas que desacreditem o aquecimento global ou a ação do homem na saúde do planeta. Busque uma fonte confiável para conferir o conteúdo.
Todos podem evitar ações que prejudiquem o meio ambiente e, consequentemente, a saúde humana, animal, vegetal e ambiental.
Fontes
As referências usadas nesta matéria são:
Ministério do Meio Ambiente - Uma Só Saúde
Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
16 de março é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
Uma só saúde