Notícias
QUALIFICAÇÃO
Adesão ao Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde é prorrogada
As adesões municipais ao Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde (APS) foram prorrogadas. Gestores de todo Brasil agora podem concluir o processo 100% online até quarta-feira (3). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Ao todo, o aperfeiçoamento terá 360 horas, divididas em 15 módulos de 20h a 30h, e ficará disponível gratuitamente por dois anos a partir de março de 2026. Esta é a maior oferta educacional do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos anos e pretende formar gratuitamente mais de 4 milhões de profissionais, tanto da APS quanto da atenção especializada e da vigilância em saúde.
Passo a passo A adesão deve ser feita por meio do e-Gestor APS da seguinte forma:
1. Entre no sistema com seu login e senha;
2. Clique no botão “Gerencia APS”;
3. Escolha o perfil “Gestor da Atenção Básica” e “Acessar sistema”;
4. Depois, no quadro “Adesão”, selecione “Acessar”;
5. No Painel de Adesão, clique em “Nova solicitação”;
6. No campo “Selecione a estratégia”, escolha “Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado da APS”;
7. Digite o CPF e o nome do representante do município e, no final da página, concorde com o termo de adesão e clique em “Finalizar adesão”;
8. Vai aparecer uma mensagem na sua tela perguntando se você tem certeza e deseja continuar. Clique em “sim” e a adesão será concluída.
Atenção: é necessário ter acesso ativo no “Gerencia APS” para fazer a adesão. Caso o município não utilize a funcionalidade por 90 dias ou mais, ela é desativada. Para retomar o acesso, a pessoa que tenha sido cadastrada com o perfil “Gestor da Atenção Básica” no município deve solicitar a reativação, que ocorre imediatamente, permitindo o acesso ao “Gerencia APS”.
Caso o gestor não tenha e não saiba quem tem esse perfil cadastrado no e-Gestor APS no município ou se o perfil “Gestor da Atenção Básica” atrelado ao município estiver inativo, a solução é acessar o sistema como pessoa jurídica pelo Fundo Municipal de Saúde (FMS). Confira aqui todo o passo a passo para esses casos e reative o acesso ao “Gerencia APS”.
Próximos passos
A partir de 10 de dezembro, os profissionais de saúde cujos municípios tenham aderido ao projeto poderão se inscrever no aperfeiçoamento pela plataforma de educação a distância Mais Conasems. Os alunos poderão completar toda a qualificação ou se inscrever em módulos específicos. Os temas abrangem instrumentos para a gestão clínica e a coordenação do cuidado, atenção à pessoa com câncer, equidade nos territórios, manejo de condições crônicas (transmissíveis ou não), cuidados paliativos, saúde mental e abordagem às pessoas neurodivergentes, entre outros.
A maior parte das atividades será online e assíncrona. Fazem parte dos objetivos do projeto a redução do tempo de espera para atendimentos, o fortalecimento do cuidado compartilhado entre todas as frentes que compõem o SUS - atenção primária, atenção especializada e vigilância em saúde - e a reorganização do processo de trabalho.
O aperfeiçoamento ainda conta com apoio do Hospital AC Camargo Câncer Center, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). A instituição disponibilizou profissionais especializados para integrarem o time de condutores e ativadores da qualificação.
Laísa Queiroz
Ministério da Saúde