Notícias
NOBRE FUNÇÃO
Ministério da Saúde participa de sessão solene em homenagem ao Dia do Médico
- Foto: Walterson Rosa/MS
“Saúde é um direito fundamental. Não há saúde sem médicos qualificados, capacitados e que possam efetivar esse direito na medida máxima possível, para que possamos reverter os indicadores desfavoráveis de saúde no nosso País". Neste 18 de outubro, Dia do Médico, foram essas as palavras escolhidas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para reforçar a importância do trabalho desses profissionais. A fala aconteceu durante sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem aos médicos.
"Os médicos, além da sua nobre função de salvar vidas, têm o poder de mover uma indústria de dispositivos e fármacos, que precisamos exercer com responsabilidade e consciência”, acrescentou o ministro em discurso no plenário do Congresso.
Na solenidade, o ministro ainda lembrou que esses profissionais ocupam lugar na linha de frente na batalha contra doenças e principalmente em emergências sanitárias, como no caso da pandemia de Covid-19.
As comemorações do Dia do Médico se relacionam à figura de São Lucas, considerado pelos cristãos o padroeiro da profissão e que também era médico, segundo relato bíblico. Patrono desde o século XV, Lucas teria estudado medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido.
Médicos pelo Brasil
No intuito de melhorar a assistência da população brasileira com qualidade nos locais que mais necessitam, o Ministério da Saúde lançou o programa Médicos pelo Brasil, que substitui gradativamente o Mais Médicos. A partir do primeiro edital para selecionar profissionais, foi possível aumentar a remuneração de médicos e tutores médicos em 25%.
O primeiro edital do Médicos pelo Brasil foi lançado em 31 de dezembro de 2021, com vagas para médicos bolsistas e tutores médicos, sendo 5% das vagas destinadas para pessoas com deficiência.
Nathan Victor
Ministério da Saúde