Notícias
MAIS PROTEÇÃO
Campanha da Mega Vacinação termina nesta sexta (26), mas vacinas Covid-19 continuam disponíveis em todo Brasil
No último dia da Campanha de Mega Vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde volta a chamar a população brasileira para tomar uma atitude importante. Com o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra a doença, a Pasta quer conscientizar a população sobre a importância da segunda dose e da dose de reforço. O Ministério da Saúde já distribuiu vacinas suficientes para essas etapas da campanha.
O pontapé inicial da força-tarefa do Governo Federal foi dado no último sábado, quando seis capitais brasileiras sediaram o evento de lançamento da campanha. Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, São Paulo e Distrito Federal foram palco do Dia “D” da Mega Vacinação contra a Covid-19. Além da mobilização para completar esquemas vacinais, a ação teve como objetivo aplicar doses de reforço. Essa etapa da Campanha foi ampliada para toda a população adulta e o intervalo após a segunda dose reduzido de seis para cinco meses.
Vale lembrar também que nessa quinta-feira (25), o Ministério da Saúde publicou uma Nota Técnica orientando estados e municípios a aplicarem uma dose de reforço para os mais de 4 milhões de brasileiros que tomaram a vacina da Janssen. A dose de reforço, com o mesmo imunizante, deve ser aplicada entre dois e seis meses após a aplicação do imunizante. A nova orientação segue evidências científicas e os estudos apontaram que há uma aumento significativo na imunidade, principalmente no longo prazo.
Até o momento, mais de 372,5 milhões de doses foram distribuídas aos estados e Distrito Federal. Dessas, 308,8 milhões foram aplicadas sendo 158,5 milhões de primeira dose e 136,1 milhões de segunda dose ou dose única. Além disso, 14,1 milhões de brasileiros tomaram uma dose adicional ou de reforço.
Melhora nos índices da pandemia
Com o avanço na campanha de vacinação, o Brasil assiste a um cenário pandêmico mais arrefecido. Em comparação ao pico da pandemia, registrado abril, a média móvel de óbitos registrou nesta sexta-feira (26), uma queda de 91,84%, e uma redução de 12,84% em relação à média móvel dos últimos 14 dias.
Fernando Brito
Ministério da Saúde