Notícias
ASSISTÊNCIA
Secretário de Atenção Primária à Saúde visita hospitais federais do Rio de Janeiro
A pedido do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara e o assessor especial do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, na companhia de técnicos da pasta, visitaram, nesta sexta-feira (21), as instalações dos hospitais federais do Rio de Janeiro. A comitiva foi verificar, in loco, a real situação dos estabelecimentos e quais são as maiores demandas e necessidade para, assim, traçarem estratégias para ampliar e qualificar o atendimento desses serviços durante a pandemia da Covid-19.
Crédito: Paula Bittar/SAPS - MS
A partir deste mapeamento, o Ministério da Saúde poderá criar estratégias de reestruturação para regularizar a assistência e retomar os atendimentos nos hospitais. A Atenção Primária é o primeiro nível de atenção em saúde e a principal porta de entrada do SUS. Para o secretário, a visita facilita o diálogo entre as instituições e a pasta. “Muitas questões são burocráticas e o Governo Federal consegue atuar rapidamente. Outras são complexas e requerem análise para propor a melhor estratégia”, destacou Raphael.
O município do Rio de Janeiro possui seis unidades federais: Hospital Federal dos Servidores, Hospital Federal de Ipanema, Hospital Federal Bonsucesso, Hospital Federal da Lagoa, Hospital Federal do Andaraí e Hospital Federal Cardoso Fontes.
INVESTIMENTO
Crédito: Paula Bittar/SAPS - MS
Atento às necessidades do estado do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde já destinou, em 2021, cerca de R$323 milhões para autorização de leitos no estado. Desde o início da pandemia da Covid-19, a pasta já repassou R$ 2,6 bilhões para reforçar o sistema de saúde do Rio de Janeiro no enfrentamento da Covid-19.