Notícias
ATENÇÃO ESPECIALIZADA
Em Marília (SP), Ministério da Saúde inaugura centro de radioterapia com equipamento de alta tecnologia para tratamento de câncer
A expansão do número de centros de radioterapia é umas das medidas do Agora Tem Especialistas para aumentar a oferta de tratamento de câncer em todo o Brasil. Por isso, nesta quinta-feira (11), o Ministério da Saúde entregou ao Hospital das Clínicas da FAMEMA, um acelerador linear. Na unidade hospitalar onde o serviço de radioterapia foi inaugurado, 600 novos pacientes do SUS poderão ser tratados por ano nesse equipamento de alta tecnologia, essencial para garantir cuidados oncológicos.
A inauguração do Centro de Radioterapia em Marília acontece no mesmo dia em que outros quatro aceleradores lineares também foram entregues a serviços de saúde nas cidades de Itabira (MG), São Luís (MA), Colatina (ES) e Goiânia (GO). O anúncio nacional foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diretamente de Itabira (MG).
Em Marília (SP), o evento contou com a participação do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto.
“O Programa de Expansão da Radioterapia (PERSUS) promove maior equidade no cuidado ao paciente com câncer ao reduzir distâncias e ampliar o acesso ao tratamento. Hoje, os pacientes percorrem em média 145 km para chegar à radioterapia. A instalação de novos aceleradores lineares em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo fortalecerá a capacidade assistencial e permitirá que o tratamento comece no tempo adequado. No cuidado oncológico, ‘tempo é vida’: atrasos diminuem significativamente as chances de cura.”
Para garantir a aquisição dos cinco aceleradores lineares, o governo federal investiu mais de R$ 67,5 milhões. Já para a adequação da infraestrutura física e instalação do acelerador linear no Hospital das Clínicas da FAMEMA, foram R$ 7,8 milhões. O serviço ampliará a capacidade instalada da oferta de radioterapia no município paulista e região.
Agora Tem Especialistas leva radioterapia a todo o país
Com a entrega de 22 aceleradores lineares apenas neste ano pelo Agora Tem Especialistas, todos os estados passam a contar com centros de radioterapia. Isso significa que, além de expandir a oferta na rede pública, o programa leva mais qualidade de vida para quem está em tratamento, uma vez que os pacientes com diagnóstico de câncer poderão receber os cuidados do SUS perto de casa. Até então, a média de deslocamento nacional era de 145 km até o estado onde o serviço é oferecido.
Além do Hospital das Clínicas da FAMEMA (SP), também receberão aceleradores lineares as seguintes unidades de saúde: Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira (MG); Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, em São Luís (MA); Santa Casa de Misericórdia de Marília (SP); Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (GO) e Hospital Maternidade São José, em Colatina (ES). As entregas ocorrem menos de uma semana após o governo federal inaugurar o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá.
A inauguração dos aceleradores lineares faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (PERSUS), que, em consonância com o Agora Tem Especialistas, visa reduzir os vazios assistenciais e atender às demandas regionais de assistência oncológica, de modo a reduzir o tempo de espera no SUS.
Até o final de 2026, 121 novos aceleradores lineares serão entregues em todo o país pelo programa. Assim, mais de 84,7 mil pacientes serão beneficiados. Atualmente, o SUS conta com 369 aceleradores lineares, que realizaram 180,6 mil procedimentos em 2024, contra 155,5 mil em 2022, um aumento de 16%.
Ministério da Saúde