Notícias
OUTUBRO ROSA
Rio de Janeiro realizou mais de 970 mil mamografias nos últimos sete anos pelo SUS
O Ministério da Saúde informa que, de acordo com o levantamento feito pelo Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado do Rio de Janeiro realizou nos últimos sete anos mais de 970 mil mamografias de rastreamento em mulheres entre 50 e 69 anos.
O objetivo do exame é encontrar alterações ou lesões na mama e, atualmente, é o principal meio de prevenção contra o câncer de mama. A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, sem queixa específica, com o intuito de detectar precocemente alguma alteração.
O câncer de mama apresenta significativo sucesso quando diagnosticado precocemente, por isso, fique atenta aos sinais, como nódulo duro, endurecimento de partes da mama, alterações no mamilo e nódulo no pescoço ou nas axilas.
O SUS oferece atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama, além de orientar a população feminina sobre mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e principais sinais suspeitos da doença. Todos os estados do país e o Distrito Federal possuem o equipamento necessário para a realização da mamografia.
Ministério da Saúde