Notícias
OUTUBRO ROSA
Minas Gerais realizou mais de 1,9 milhão de mamografias pelo SUS nos últimos sete anos
Levantamento feito pelo Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS), informa que o estado de Minas Gerais realizou, desde 2016 até julho de 2022, mais de 1,9 milhão de mamografias de rastreamento em mulheres entre 50 e 69 anos. O exame é o principal meio de prevenção contra o câncer de mama.
Além disso, o Sistema também informa que o estado realizou mais de 363 mil mamografias com finalidade diagnóstica, entre 2016 e 2021. Esse exame é feito quando existe alguma alteração, sinal de lesão e/ou sintoma que não seguem o padrão normal da mama ou do mamilo.
A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos. O exame de rotina é feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, para detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença.
O Ministério da Saúde informa que o SUS oferece atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama, além de orientar a população feminina sobre mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e principais sinais suspeitos da doença. Todos os estados do país e o Distrito Federal possuem o equipamento necessário para a realização da mamografia.
Ministério da Saúde