Notícias
PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS
Minas Gerais tem a maior cobertura vacinal contra poliomielite da região Sudeste
A cobertura vacinal contra poliomielite no estado de Minas Gerais é de 82,67%, a maior da Região Sudeste do país. Das pouco mais de 1 milhão de crianças de 1 a menores de 5 anos, aptas a receberam o imunizante, 864,1 mil foram vacinadas no estado. Na sequência aparecem São Paulo, 64,67% de cobertura vacinal; Espírito Santo, com 64,36%; e Rio de Janeiro, com 45,21%
A atualização vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a poliomielite, seguem disponíveis durante todo o ano de forma gratuita no Sistema Único de Saúde, para a população brasileira.
Existem duas vacinas disponíveis na rotina dos serviços de saúde: a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável; e a vacina oral poliomielite (VOP). O PNI recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal preconizado é composto por três doses de VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses e aos 4 anos.
O Ministério da Saúde segue trabalhando initerruptamente para garantir o aumento das coberturas vacinais, em articulação com estados e municípios, ações em várias regiões do país, mutirões e reforçando a comunicação sobre a importância da vacinação, com o objetivo de aumentar a adesão da população brasileira.
Ministério da Saúde