Notícias
PREVENÇÃO
Minas Gerais recebeu 4,4 milhões de vacinas contra raiva para cães e gatos
O Ministério da Saúde entregou 4.455.000 doses da vacina antirrábica para cães e gatos em Minas Gerais. O repasse ocorreu entre janeiro e setembro deste ano e dá ao estado a posição de maior receptor de imunizantes neste ano. Parte de uma estratégia bem-sucedida de controle da transmissão do vírus da raiva, a vacinação dessas duas espécies protege não só os animais de estimação, mas também todos os seres humanos que convivem no mesmo ambiente que eles.
Desde 1973, o Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR) promove, entre outras ações, a vacinação canina e felina em todo o território nacional. Isso porque a raiva é uma das principais zoonoses — doenças transmitidas de outras espécies de vertebrados para humanos — em todo o mundo, além de ser potencialmente fatal.
A contaminação em humanos ocorre por contato direto com a saliva dos animais — através de mordedura, arranhadura ou até mesmo lambida. Entre os sintomas da doença estão: irritabilidade, inquietação, entorpecimento e angústia, além de náuseas, dor de garganta, dor de cabeça, paralisia, falta de apetite e aumento de temperatura.
A taxa de letalidade em caso de infecção é próxima a 100% em todas as espécies, incluindo as não humanas. Sendo assim, somente com a vacinação é possível salvar vidas e manter baixa a incidência da doença. As vacinas distribuídas atualmente pelo Ministério da Saúde são de cultivo celular e apresentam maior segurança e eficácia na proteção dos animais.
Ministério da saúde