Notícias
NOVEMBRO AZUL
Minas Gerais deve ter 6,4 mil novos casos de câncer de próstata em 2022, aponta INCA
Mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata devem ser registrados no Brasil em 2022, de acordo com publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apenas em Minas Gerais, 6,4 mil novos registros são esperados. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as regiões brasileiras, com um risco estimado de 63,94 novos casos da doença por 100 mil homens na região Sudeste.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).
Dentre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos.
O “Novembro Azul”
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.
Ministério da Saúde