Notícias
COVID-19
Com apoio do Ministério da Saúde, Minas Gerais ampliou leitos de UTI Covid-19 na pandemia
Minas Gerais teve 927 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) habilitados para pacientes com Covid-19 em junho de 2020 e 2.547 em junho de 2021. Os números representam o pico de ampliação de vagas em unidades intensivas durante o combate à Covid-19. Ao todo, o Ministério da Saúde investiu R$ 14,18 bilhões na estratégia para garantir atendimento aos pacientes que desenvolveram a forma grave da infecção com coronavírus.
Ao longo de toda a emergência sanitária, estados, municípios e Distrito Federal puderam solicitar o incremento de leitos com base na curva epidemiológica da Covid-19 na região, na estrutura existente para a manutenção da unidade intensiva e na disponibilidade de corpo clínico para atuação em UTI. Para isso, bastava ao gestor local acessar o Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) e preencher o formulário disponível na plataforma.
Com a oscilação do número de pacientes internados por Covid-19, o número de leitos adultos e pediátricos também variou ao longo da pandemia. Alguns deles foram convertidos em leitos convencionais, ampliando a capacidade total de hospitais em todo o país, conforme decisão do Ministério acordada com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Ministério da Saúde