Notícias
MAIS SAÚDE COM AGENTE
Na Bahia, Ministério da Saúde diploma 7.699 Agentes de Saúde e de Endemias
Foto: Grax Medina/MS
Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Saúde realizou a formatura de mais uma turma de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do programa Mais Saúde com Agente, na capital Salvador (BA). No estado, foram diplomados 5.131 ACS e 2.568 ACE, resultado que representa um marco para o estado e reforça o compromisso com a qualificação das equipes que atuam diretamente na Atenção Básica e na Vigilância em Saúde.
O Mais Saúde com Agente teve o objetivo de oferecer formação de nível técnico aos ACS e ACE de todo o país. A formação foi desenvolvida em formato híbrido, com 40% da carga horária realizada em Ensino a Distância (EaD) e 60% em atividades práticas nos próprios territórios de atuação. Para garantir a qualidade do processo educativo, o programa contou com tutores responsáveis por mediar debates e orientar disciplinas no ambiente virtual, além de preceptores – trabalhadores das redes municipais – que acompanharam de perto as atividades desenvolvidas pelos agentes nos serviços e comunidades.
Essa estrutura formativa promoveu uma integração inédita entre ACS e ACE, fortalecendo o trabalho conjunto e estimulando debates, ações educativas e práticas que ampliam o olhar crítico e o escopo de atuação dos profissionais. O resultado se expressa na qualificação do cuidado prestado à população e no fortalecimento das redes locais de saúde.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destacou o impacto do programa na educação em saúde. “No Brasil, 80% da formação técnica é ofertada por instituições privadas. Imaginem se, além de todo o trabalho que os agentes já realizam no dia a dia, ainda tivessem que pagar por essa formação. Hoje, com mais de 110 mil novos técnicos do SUS, conseguimos inverter essa lógica com investimento público na educação."
Além do avanço técnico, o programa tem importante impacto social. Grande parte dos agentes é formada por mulheres e pessoas negras, parcela da população historicamente sujeita a maiores barreiras de acesso e permanência em cursos de formação. Segundo a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS), Ilda Angélica Correia, esse é um momento histórico e que valoriza esses profissionais nos estados e no país.
“É uma manhã histórica para a nossa categoria aqui em Salvador. Receber este presente do Ministério da Saúde representa um avanço significativo no nosso percurso educacional e profissional e, para nós, uma demonstração de valorização dos ACS e ACE. O governo federal e o Ministério da Saúde reconhecem a importância do profissional de gestão de endemias, que leva educação, prevenção e promoção da saúde às famílias brasileiras”, destacou a presidente do CONACS.
Mostra nacional
Nos dias 18 e 19 de março de 2026, acontece em Brasília (DF) a Mostra Nacional do Programa Mais Saúde com Agente. Serão apresentados 200 trabalhos de todas as regiões do país. As propostas terão dois autores principais e os 400 agentes selecionados terão participação integralmente custeada para apresentar suas experiências na capital federal. Durante o evento, também serão premiados dois trabalhos por região, que terão suas trajetórias registradas em webdocumentário, produzido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Ministério da Saúde