Notícias
VIGILÂNCIA
Ministério da Saúde enviou mais de 1,9 milhão de testes RT-PCR para a Bahia desde o início da pandemia
O estado da Bahia recebeu do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia de Covid-19, mais de 1,9 milhão de testes RT-PCR, para o diagnóstico da doença. Atualmente, o Brasil conta com 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), três centros nacionais de referência (NIC) e laboratórios colaboradores, capacitados a realizar teste diagnóstico para a detecção do SARS-CoV-2 pela metodologia RT-PCR em tempo real.
O diagnóstico é parte essencial para monitorar o cenário epidemiológico do país e acompanhar a transmissão do vírus. O RT-PCR apresenta alta sensibilidade (aproximadamente 86%) e alta especificidade (acima de 95%). Isso significa que o teste é capaz de identificar pessoas doentes entre aquelas com sintomas suspeitos para a doença investigada.
Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas/gustativas e dores no corpo. São considerados sinais graves: falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio, cianose, letargia, confusão mental e sinais de desidratação.
Para a realização do teste, um profissional de saúde coleta a secreção no nariz do paciente. A partir daí, o diagnóstico é feito por biologia molecular, que permite identificar a presença do material genético (RNA) do vírus Sars-Cov-2 na amostra coletada.
Ministério da Saúde