É importante esclarecer que, para a população em geral, o risco de ocorrência da Influenza Aviária nos seres humanos é BAIXO. Porém, o risco pode aumentar de acordo com a exposição do ser humano com a animais infectados. Por isso, as pessoas não devem tocar nos animais doentes ou mortos, incluindo aves silvestres.
Para as pessoas que trabalham com animais silvestres é recomendada medidas de precaução e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É importante evitar de tocar boca, olhos e nariz após contato com animais ou superfícies contaminadas, lavar as mãos com sabão e trocar de roupas após contato com animais infectados.
Profissionais de saúde podem ser considerados pessoas expostas se tiverem contato com casos suspeitos ou confirmados de influenza aviária e para esses profissionais também se recomenda o uso de EPI. Qualquer pessoa que tenha tido contato com aves doentes ou mortas e apresente sinais e sintomas gripais deve procurar o serviço de saúde mais próximo para atendimento médico.