Notícias
OPERAÇÃO PF
FICCO/RS deflagra operação contra o tráfico de drogas no Rio Grande do Sul
Imagem: Ilustração
Porto Alegre/RS. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Sul (FICCO/RS) deflagrou, nesta quinta-feira (30/10), a Operação Mala Suerte para reprimir o tráfico de drogas e coibir a utilização de estruturas públicas em atividades ilícitas.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Alegre/RS e Osório/RS.
Os materiais apreendidos serão analisados para o aprofundamento da investigação, incluindo a identificação de fluxos financeiros, a eventual participação de outros envolvidos e o mapeamento do uso indevido de ativos e estruturas públicas.
O inquérito teve início em dezembro de 2023, após uma prisão em flagrante por tráfico internacional de drogas e posse de munições no município de Jaguarão. O homem preso na ocasião era residente do litoral norte do Rio Grande do Sul.
No curso das apurações, constatou-se que o indivíduo era servidor público municipal e suspeito de integrar um esquema de comercialização de substância ilícita, valendo-se de veículos oficiais do município.
A investigação também identificou dois fornecedores da região de Porto Alegre, responsáveis pelo abastecimento da droga ao servidor. Um deles utilizava contas bancárias de sua companheira para ocultar e movimentar valores provenientes do crime.
A FICCO/RS é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal do RS (SUSEPE). A força-tarefa integra o Plano de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na repressão qualificada às organizações criminosas e na redução da violência.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
imprensa.srrs@pf.gov.br
(51) 3235-9006