Notícias

Operação PF

PF e MPF deflagram 2ª fase da OPERAÇÃO SCEPTICUS

A ação visa desarticular esquema de fraudes em licitações na área de saúde do Município de Carapebus/RJ
7efccb01-2667-4f0f-8a50-d96e604b8741.jpg

Macaé/RJ – Nesta sexta-feira, 31/7, policiais federais, em ação conjunta com o MPF, deflagraram a 2ª fase Operação Scepticus, com o objetivo de aprofundar investigação que apura fraudes em licitações no Fundo Municipal de Saúde de Carapebus/RJ.

As equipes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Carapebus e Campos dos Goytacazes, arrecadando medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais de limpeza e correlatos.

As investigações identificaram indícios de fraude em dispensas de licitação realizadas para aquisição de medicamentos, EPIs, testes rápidos para COVID-19, locação de equipamentos e insumos hospitalares e contratação de empresa para montagem de hospital de campanha.

Dentre os indícios de fraudes verificados estão: a escolha de empresas antes mesmo da instauração de processos de licitação e/ou com sede em endereços residenciais, sem empregados e bens; contratação de fornecedor que possui vínculo familiar com servidor lotado na Secretaria de Saúde e apresentação de propostas de cobertura e montagem de processos de dispensa de licitação.

A soma de recursos públicos envolvidos nas dispensas de licitação investigadas alcança a cifra de mais de R$ 5 milhões.

A palavra de origem latina, scepticus, significa ceticismo, que traduz a falta de crença nas ações empreendidas pelos agentes públicos e empresários investigados nas ações de combate ao COVID-19.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2203-4404/ 2203-4405 / 2203-4406