Página Institucional

- Conheça o Monitor
As informações reunidas no Observatório conferem maior transparência às ações do governo e facilitam o diálogo com a sociedade civil, empresas, academia e órgãos multilaterais sobre a infraestrutura no Brasil.
Esses dados incluem as séries históricas de investimentos (agregado, setor e subsetor), um resumo da nossa carteira de projetos incluindo medidas de sustentabilidade, planos de expansão, entre outras informações importantes para tornar os investimentos em infraestrutura ainda mais atrativos para o setor privado e mais sustentáveis.
Infraestrutura Sustentável
O desenvolvimento do Brasil passa por investimentos em infraestrutura, os quais causam efeito imediatos na economia, como melhora na produtividade, na competitividade do país e na geração de empregos em diversos setores.Decisões sobre infraestrutura tomadas hoje impactarão as futuras gerações e os alicerces do modelo de desenvolvimento do país no longo prazo, dado que ativos de infraestrutura têm esparsos ciclos de vida. Por tal razão, o Ministério da Economia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, por meio do Observatório da Infraestrutura, se unem para propor atributos da infraestrutura sustentável no Brasil. É fundamental que o planejamento integrado da infraestrutura, assim como sua execução e manutenção, sejam sustentáveis - contemplem aspectos institucionais, econômico-financeiros, sociais e ambientais, inclusive climáticos - aumentando a resiliência e robustez do crescimento econômico do país.
A análise de aspectos de sustentabilidade tem se tornado elemento central para investimentos e gestão de riscos de investidores, credores e seguradores. A incorporação estratégica da sustentabilidade aumenta a qualidade da carteira de projetos do país, facilita a atração de capital privado, tem o potencial de diminuir o custo de capital, destaca positivamente o país no cenário mundial e aumenta a competitividade do Brasil nos diferentes setores da economia.
