Notícias
Global Productive Forests Initiative – GPFI
Iniciativa Global de Florestas Produtivas será lançada na COP30
Foto: Freepik
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançará a Iniciativa Global de Florestas Produtivas (Global Productive Forests Initiative – GPFI) no dia 19 de novembro de 2025, às 10h30, no Pavilhão de Florestas da Zona Azul. A Iniciativa é uma ação específica no âmbito do Plano de Aceleração de Soluções (PAS) TERRA – Juntos pela Expansão da Agroecologia e de Agroflorestas Resilientes e Restaurativas.
Inspirada na experiência brasileira do Programa Nacional de Florestas Produtivas (PNFP) — instituído pelo Decreto nº 12.087/2024 —, a GPFI propõe uma virada de paradigma: transformar florestas em pé em sinônimo de prosperidade e bem-estar, integrando produção de alimentos saudáveis, restauração de ecossistemas, geração de renda para comunidades rurais e povos da floresta e promoção da justiça climática.
A iniciativa articula esforços entre o MDA, a FAO/Forest and Farm Facility (FFF), o FIDA, a Agroecology Coalition, e o CGIAR/Alliance Bioversity International & CIAT e a NOW Partners Foundation. Com base nas tecnologias e metodologias do TERRA, a GPFI buscará mobilizar financiamento inovador, fortalecer organizações de produtores, promover capacitação e ampliar o uso de sistemas agroecológicos e agroflorestais, que unem lavoura, pecuária e floresta em uma única paisagem produtiva.
A Iniciativa Global de Florestas Produtivas ocorre em seguimento à visita de Diretores da FAO à Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua (PA) em setembro deste ano, onde foi implantado um projeto inaugural do Programa Nacional de Florestas Produtivas. Na ocasião, a secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, destacou o caráter inspirador do Florestas Produtivas, que valoriza o aprendizado “de agricultor para agricultor” e o protagonismo das comunidades locais na restauração de áreas degradadas.

Ao apresentar os avanços do Programa Nacional de Florestas Produtivas, o ministro Paulo Teixeira destacou que “a experiência brasileira servirá de base para a GPFI, que será apresentada na COP30 como uma solução concreta de desenvolvimento sustentável, capaz de produzir sem desmatar e valorizar a floresta viva como motor de prosperidade econômica e climática para o país e para o mundo.”
Saiba mais sobre o Programa Nacional de Florestas Produtivas.