Notícias
Selo Quilombos do Brasil
MDA entrega Selo Quilombos do Brasil no Recôncavo Baiano
Azeite de dendê, licores, temperos, óleo de coco, mel. Produtos que vêm dos quilombos Kaonge e Mutecho Acutinga, no município de Cachoeira, na região do recôncavo baiano, agora são certificados com o Selo Quilombos do Brasil.
A entrega do Selo Quilombos do Brasil e do Selo Nacional da Agricultura Familiar aconteceu no dia 11 de outubro, durante a 17ª edição do Festival Cultural e Gastronômico da Ostra, ocorrida no Quilombo Koange. O Secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas Tradicionais (SETEQ/MDA), Edmilton Cerqueira, enfatizou mais uma vez a importância da identificação de origem dos produtos oriundos das comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais.
“Os selos de identificação de origem contribuem com o processo de produção de alimentos saudáveis, da segurança alimentar e nutricional e da proteção territorial”, afirmou o secretário. Para o quilombola ativista, Ananias Viana, do Quilombo Koange, a entrega dos selos foi um momento importante para o reconhecimento do trabalho coletivo das comunidades quilombolas. “O selo vai fortalecer a comercialização dos nossos produtos”, comemorou.
O Selo Quilombos do Brasil é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Cultural Palmares. Ele faz parte da estratégia de inclusão produtiva, econômica e social dos Povos e Comunidades Tradicionais, no âmbito do Programa de apoio ao Fortalecimento ao Etnodesenvolvimento (PAFE), da SETEQ/MDA. Juntamente aos selos Indígenas do Brasil e Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil, os Selos de Identificação de Origem agregam valor aos produtos, contribuindo para o seu posicionamento nos mercados locais.
A aquisição dos Selos de Identificação de Origem é gratuita e pode ser solicitada pelo site www.vitrine.mda.gov.br. Para isso, é necessário estar no Cadastro da Agricultura Familiar e apresentar a documentação para aquisição do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), juntamente aos documentos específicos para cada tipo de selo.