Notícias
PNCF
No Ceará, MDA entrega maior fazenda da história do Crédito Fundiário do país
Foto: Raul Ernesto/Ascom-MDA
Na última quarta-feira (16), o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, esteve em Chorozinho/CE para realizar a entrega de escrituras de imóveis da Fazenda Uruanan por meio do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), beneficiando 595 famílias, 18 associações e uma cooperativa, com o investimento de R$ 55,5 milhões. A fazenda com 10.400 hectares é a maior propriedade adquirida com recursos do Crédito Fundiário no país. A entrega é fruto de uma parceria do Governo Federal com o governo do estado do Ceará.
“Queremos ajudar no desenvolvimento desse assentamento para que ele seja um assentamento modelo e que as famílias que estão aqui cresçam”, declarou Paulo Teixeira ao destacar o compromisso do Governo Federal com a transformação social e econômica das áreas rurais. A conquista faz parte de uma luta iniciada há 20 anos, quando cerca de 800 trabalhadores ocuparam uma área que pertencia à Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (CIONE).
Outras entregas – O evento também contou com o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/26, a assinatura do Protocolo de Intenções entre o MDA e Ceasa/CE para ampliar a participação da agricultura familiar nos espaços de comercialização e abastecimento alimentar administrados pela CEASA-CE, o anúncio da operação de transferência de crédito no valor de R$ 200 milhões do Fundo de Terras para o Banco do Nordeste para operar o Crédito Fundiário no estado e do Termo de Cooperação entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Governo do Estado do Ceará com oferta de Fomento Produtivo para atender a mil famílias assentadas.
Crédito Fundiário a todo vapor
A entrega da Fazenda Uruanan entra na esteira de marcos históricos alcançados no Programa Nacional de Crédito Fundiário. Ao todo, o Governo Federal já entregou mais propriedades e mais créditos às famílias entre 2023 e 2025 do que o período entre 2019 e 2022.
“Esse resultado reflete um trabalho realizado ao longo dos últimos anos para aumentar a qualidade do programa" explica Moisés Savian, secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA. Ele explica que o programa recebeu melhorias nas condições, além de se tornar mais eficiente e rápido. “O Crédito Fundiário é um programa rigoroso, então é importante que o seu crescimento seja de forma sólida e sustentável”, completa ele.