Notícias
REAF
Brasília recebe 43ª Seção Nacional da REAF
Durante os dias 5 a 7 de maio, Brasília/DF recebe a 43º Seção Nacional Brasileira da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF). O encontro acontece na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e em momento estratégico para o Brasil, uma vez que o país se prepara para, no segundo semestre de 2025, assumir a Presidência Pro Tempore (PPT) da REAF e a COP 30, reforçando seu protagonismo no fortalecimento da agricultura familiar na região e no mundo.
Após sete anos, a Seção marca a retomada de seu formato presencial, privilegiando o debate e a participação mais ativa dos movimentos sociais e do Governo Federal, que compõem a REAF Brasileira. A abertura oficial do encontro será amanhã (6) e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira.
O objetivo da reunião em Brasília reforça a importância do intercâmbio e a troca de informações estratégicas entre os representantes dos movimentos sociais e organizações representativas da agricultura familiar e os pontos focais de governo para qualificar a Seção Nacional e a preparação do Brasil para a próxima PPT.
Entre os resultados esperados para o fim do evento estão a elaboração de documento contendo os temas prioritários para a REAF do segundo semestre e a ampliação da capacidade de incidência das organizações e movimentos sociais e pontos focais de governo junto à COP 30, que será realizada em novembro em Belém/PA.
Ações da REAF em andamento
Entre os principais projetos, programas e ações da REAF em andamento estão a criação de nove comissões temáticas e um Grupo de ATER Ad Hoc, a elaboração da 1ª edição do Programa Regional de Agroecologia, da 4ª edição do Programa de Equidade de Gênero e do Programa Regional de Ação Climática na Agricultura Familiar do Mercosul, em fase de elaboração de proposta a ser apresentada ao Fundo de Adaptação da Convenção Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima (UNFCCC).
Protagonismo em Montevidéu
Em novembro de 2024, o MDA representou o Brasil na 41ª REAF. O evento reuniu líderes de diversos países do Mercosul, movimentos sociais e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de fortalecimento da agricultura familiar com foco em mudanças climáticas, tecnologia e agroecologia. A edição se destacou pela participação da sociedade civil na agenda internacional, fortalecendo o diálogo e estreitando-o com outras nações do Mercosul.