Notícias
QUINTAIS PRODUTIVOS
MDA inicia entrega de Quintais Produtivos no DF
Na horta rural da dona Josefa Ataídes é possível encontrar cerca de 200 espécies de plantas medicinais, além de uma rica variedade de alimentos frescos que ela mesma planta para o consumo próprio. As ervas, que também são cuidadosamente cultivadas, dão vida à produtos fitoterápicos, como chás e xaropes, e são comercializados em seu próprio quintal, na sua agroindústria, Chá da Terra.
Moradora da Chácara Santa Terezinha, localizada no bairro Morro da Cruz da Região Administrativa de São Sebastião/DF, a agricultora e terapeuta homeopática recebeu hoje das mãos do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, seu Termo de Recebimento de Quintais Produtivos, programa voltado para a promoção da segurança alimentar e nutricional e da autonomia econômica das mulheres do campo. "Quando a agricultora demanda e o Governo acredita e executa, a demanda chega pra gente com outro sabor. Então, quando se discute sobre esse investimento nos quintais junto ao Governo e ele se propõe a executar essa política, a gente recebe com muita gratidão e acreditando que é possível, só basta ter um governante que acredita nisto, que valoriza as demandas e traz esse retorno muito valioso e nós estamos muito felizes", comemora dona Josefa.
A solenidade de entrega dos Termos foi realizada no Instituto Horta Girassol, localizado no bairro Morro Azul, em São Sebastião. Na ocasião, o ministro destacou a liderança feminina na agroecologia, ressaltando como as mulheres têm desempenhado um papel fundamental na transformação e fortalecimento das atividades realizadas no campo. "Hoje é um dia muito importante. Os quintais produtivos são lugares de protagonismo feminino. Esse é um dos programas mais importantes que a gente tem de autonomia financeira das mulheres. Quando elas tomam a frente de uma produção como esta, não é só o aspecto financeiro que está em questão, mas também o aspecto organizativo, político, de fortalecimento das mulheres", declarou Teixeira.
Assim como dona Josefa, a coordenadora do Instituto Horta Girassol, Hosana Nascimento, também foi beneficiada pelo Programa. "Quando recebemos o convite para estarmos juntos desse projeto nós ficamos muito felizes. Não é mais aquele sonho, agora virou realidade", disse. Na horta urbana são cultivadas hortaliças, frutas e plantas medicinais. Além delas, outras 12 agricultoras também receberam o Termo.
"A gente fica muito feliz em fazer parte dessa gestão e de ver esses resultados começarem a se concretizar. Nós sabemos que a luta de cada uma de vocês é uma luta enorme. A gente espera que a colheita seja em 2025 e em 2026, para que a gente ainda tenha mais força para seguir com novas conquistas. Esperamos que esse momento seja a largada de um processo muito intenso de entregas, que vai acontecer todos os dias até 2026, porque esse governo prioriza as mulheres rurais", afirmou a secretária-executiva, Fernanda Machiavelli, que também esteve presente no evento.
Também participaram da cerimônia a subsecretária de Mulheres Rurais, Viviana Bezerra de Mesquita, a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Maria José Morais Costa, a presidente da Unicafes, Fátima de Lima Torres, e de mulheres integrantes dos movimentos.
Quintais Produtivos
O Governo Federal tem a previsão de criar 90 mil quintais produtivos no país até 2026. O programa executado pelo MDA consiste em associar os quintais com fomento, assistência técnica, cisternas e comercialização. Localizados próximos a casas rurais, os quintais produtivos costumam ser manejados pelas mulheres para a produção de alimentos, além da criação de pequenos animais e da conservação da biodiversidade.
Foto: Albino Oliveira
Assessoria Especial de Comunicação Social - MDA
E-mail: imprensa@mda.gov.br
Participe do nosso canal no WhatsApp