Notícias
Quando o povo rural fala, a democracia avança: Tocantins constrói políticas públicas com a voz do povo rural
O Tocantins foi estado de destaque no processo da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS) ao realizar, no dia 19 de dezembro, a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, em Palmas. A etapa estadual integrou o conjunto de mobilizações que, em todo o país, fortalecem a participação social como base para a formulação de políticas públicas voltadas ao campo, às águas e às florestas.
Promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária (Sedarf) e por membros da Comissão Organizadora Estadual (COE), a conferência reuniu participantes de todas as regiões do estado, entre representantes da sociedade civil, movimentos sociais, organizações, gestão pública e membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
Propostas de Tocantins para Brasília
O evento teve como objetivo central a construção coletiva de propostas que vão compor o Caderno Nacional de Propostas. As ideias propostas pelo povo serão debatidas durante a etapa nacional da 3ª CNDRSS, que será realizada de 24 a 27 de março, em Brasília.
A etapa do Tocantins reafirma que a participação social é fundamental para o fortalecimento da democracia no país, garantindo que as políticas públicas reflitam a diversidade, as necessidades e os saberes dos territórios.
Mais informações sobre a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário estão disponíveis no site oficial: www.gov.br/cndrss3.
Comunicação Condraf