Notícias
Minas Gerais constrói políticas rurais com a voz do povo durante 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural.
Fernanda Machiaveli, secretária executiva do MDA e vice presidenta do Condraf, durante etapa estadual mineira
Minas Gerais sediou, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, considerada a maior já realizada no estado. O encontro aconteceu no Actuall Convention, em Contagem (MG), e reuniu 695 delegadas(os) eleitas(os) nas etapas municipais, intermunicipais, territoriais e temáticas, consolidando um amplo processo de participação social e construção coletiva de políticas públicas voltadas ao campo mineiro.
A programação ocorreu ao longo de dois dias, com atividades de debates, grupos de trabalho e plenárias deliberativas, que possibilitaram a formulação e o encaminhamento de propostas estratégicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário em Minas Gerais. O secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, estiveram presentes.
Delegação eleita para Etapa Nacional em Brasília
Ao final da conferência estadual, foram eleitas(os) 64 delegadas(os) que passaram a representar o estado na etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, marcada para ocorrer entre os dias 24 e 27 de março de 2026, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante a etapa mineira, o público também visitou a Mostra de Produtos da Agricultura Familiar e a exposição de máquinas agrícolas, destacando a produção local e as tecnologias voltadas ao fortalecimento do meio rural.
Mobilização nos territórios mineiros
O processo de construção da conferência envolveu uma ampla mobilização em todo o estado. Foram realizadas 123 conferências, sendo 72 municipais, 15 intermunicipais, uma territorial, além de conferências temáticas que abordaram pautas de juventudes, mulheres, povos e comunidades tradicionais, terceira idade, educação do campo, cultura popular e direitos da natureza. Ao todo, 356 municípios participaram das etapas preparatórias, com uma média de 6 mil pessoas envolvidas.
A conferência estadual foi resultado do trabalho conjunto entre o poder público e organizações da sociedade civil, com destaque para a atuação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), movimentos sociais, sindicatos de trabalhadoras(os) rurais e a base da Agricultura Familiar, reforçando o papel estratégico do campesinato mineiro na produção de alimentos e no desenvolvimento do país.
A 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Minas Gerais contou com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e apoio da Federação das(os) Trabalhadoras(es) na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), da Prefeitura de Contagem, da Ceasa Minas, do MDA e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). A realização foi da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais.
Saiba mais sobre a 3ª CNDRSS: www.gov.br/cndrss3
Comunicação Condraf
