Notícias
Condraf recebe ministros do MDA e das Comunicações para assinatura de acordos que fomentam internet e distribuição de produtos em áreas rurais
Durante a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), realizada na tarde desta quarta-feira (19/02), o ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participaram do encontro na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. Ambos assinaram acordos que fomentam a distribuição, pelos Correios, de produtos da agricultura familiar, a conectividade rural e o compartilhamento de dados entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e MDA.
Acordos de Cooperação Técnica
O ministro Paulo Teixeira assinou portaria conjunta entre MDA e Incra definindo que todos os assentados da Reforma Agrária entrem no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O compartilhamento de dados vai facilitar o acesso às políticas. Já o ministro Juscelino Filho, das Comunicações, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) envolvendo MDA e Correios para promoção de arranjos produtivos locais baseados na sociobiodiversidade e na agricultura familiar. Também foi assinado entre os órgãos outro ACT, este com o objetivo de fomentar o acesso à internet e cobertura de celular em áreas rurais.
Claudia Cascais, 2ª vice-presidenta do Condraf, ressaltou a importância das medidas. “Esses instrumentos consolidam nossas demandas. Precisamos de comunicação e articulação dos negócios familiares rurais, de tecnologias para fomento à educação no campo”, afirmou. “Nós precisamos de tecnologia de ponta no campo, para nossos filhos estudarem. Ainda há muitas áreas sem sinal de telefone e internet”, afirmou Maria de Lourdes, conselheira representante da Rede Cerrado.
Mais internet e sinal de celular
Segundo Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), “o uso das tecnologias não pode ser exclusividade dos latifundiários". Esses acordos promovem justiça no campo”. O presidente dos Correios, Fabiano dos Santos, disse que “esse passo é significativo para nós, vamos também fazer logística em prol de quem precisa”, afirmou, ressaltando que haverá facilitação de entrega de produtos também para o exterior.
O ministro Juscelino Filho, das Comunicações, ressaltou que “é um compromisso do governo levar conectividade para áreas rurais". A inclusão digital é um direito de todos. Nosso país é enorme e tem desafios antigos quando se trata de acesso. Milhões de brasileiros ainda não têm internet de qualidade. Isso afeta as oportunidades de estudo e de trabalho. O desenvolvimento no campo está associado à inclusão digital”, finalizou.
Paulo Teixeira, ministro do MDA, afirmou que os convênios vão ficar para a história. “Estamos ampliando sinal de celular nas zonas rurais, universalizando o acesso, possibilitando que as pessoas continuem morando no campo e se relacionando com o mundo. Também estamos assinando com os Correios, uma empresa de altíssima credibilidade que vai ajudar na venda dos negócios dos agricultores”, concluiu.
Comunicação Condraf