Notícias
3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bahia consolida propostas para o futuro do rural brasileiro
Secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Samuel Carvalho
A Bahia realizou, entre os dias 28 e 30 de janeiro, a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), no Centro de Convenções de Feira de Santana, reunindo cerca de 700 participantes, entre 392 delegadas(os) territoriais, representantes de organizações sociais, gestoras(es) públicas(os), agricultoras(es) familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais. O encontro consolidou propostas estratégicas para orientar as políticas públicas do rural baiano e a participação do estado na etapa nacional, marcada para ocorrer de 24 a 27 de março de 2026, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), a conferência teve como tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver” e se consolidou como um espaço de diálogo, participação social e construção coletiva, com a presença de representantes dos 27 territórios de identidade da Bahia. O secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Samuel Carvalho, esteve presente no evento.
A programação incluiu painéis, rodas de diálogo, oficinas temáticas e grupos de trabalho, estruturados a partir de cinco eixos temáticos: emergência climática e crises globais; transformações agroecológicas dos sistemas alimentares; democratização do acesso à terra e à água; direitos sociais e bem viver; e estado, participação social e políticas públicas para o rural. Os debates abordaram temas como agroecologia, segurança e soberania alimentar, inovação e fortalecimento das políticas públicas.
Delegação nacional
Durante a conferência, foram consolidadas 30 propostas e eleitas(os) 58 delegadas(os) que representarão a Bahia na Etapa Nacional da 3ªCNDRSS, em março de 2026. As plenárias finais transformaram os debates realizados nos territórios em encaminhamentos objetivos e prioridades estratégicas para os próximos anos.
A 3ªCNDRSS reafirmou o compromisso da Bahia com um modelo de desenvolvimento rural sustentável, justo e participativo, fortalecendo a agricultura familiar, ampliando a participação social e colocando o rural no centro da agenda pública estadual, a partir das demandas e realidades dos territórios.
Saiba mais sobre a 3ª CNDRSS: www.gov.br/cndrss3
Comunicação Condraf