Notícias
Lista da Rebio do Tinguá revela que essa UC protege mais de 100 espécies de plantas ameaçadas de extinção
Tachigali beaurepairei, espécie ameaçada de extinção protegida na Rebio do Tinguá - RJ | Foto: Haroldo C. de Lima
A Lista de Plantas da Reserva Biológica do Tinguá, publicada em julho no Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil, revela que essa UC protege 101 espécies de plantas avaliadas como ameaçadas de extinção, várias delas categorizadas como Criticamente em Perigo (CR), além de espécies classificadas como DD (data deficient - dados insuficientes). A Rebio do Tinguá foi criada em 1989 como uma UC de Proteção Integral e é uma das poucas áreas ainda florestadas da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.
No total, são listadas 1310 espécies registradas na Rebio do Tinguá, sendo 1140 Angiospermas, 169 Samambaias e Licófitas e 1 Gimnosperma. Entre as ameaçadas, 97 são Angiospermas e 4 são samambaias e licófitas. A grande diversidade florística e a presença de tantas espécies em risco mostra a importância dessa UC para a conservação da Mata Atlântica. Com 26.260 hectares, ela é a maior no estado e a terceira maior da Região Sudeste.
A Rebio do Tinguá se encontra na chamada Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em seis municípios: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Miguel Pereira, Queimados e Japeri. Como um divisor de águas das bacias da Baía da Guanabara, Bacia de Sepetiba e Rio Paraíba do Sul, é fundamental também para o abastecimento de água das populações locais.
As coleções do pesquisador Haroldo Cavalcante de Lima depositadas nos herbários RB e RBR e do projeto PPBio Mata Atlântica - Núcleo Sudeste foram as principais fontes para a elaboração da Lista de Plantas da Rebio do Tinguá. Acompanha a lista um banco de imagens com fotografias de 43 espécies encontradas nessa UC.
Mais informações e uma análise dos dados obtidos na elaboração da Lista podem ser encontradas no artigo Vascular plants of Reserva Biológica do Tinguá, Rio de Janeiro, Brazil: leveraging herbarium databases to address knowledge gaps in the Atlantic Forest, publicado também em julho no Biodiversity Data Journal, e que teve a coautoria de pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).
Acesse a Lista de Plantas da Reserva Biológica do Tinguá.
Conheça o Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil.
Leia também: Novo pacote de apps agiliza a criação e publicação de listas de plantas das UCs brasileiras.