Nossa história
O Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) é uma das maiores iniciativas científicas do país, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os INCTs têm como objetivo desenvolver projetos de alto impacto científico e formação de recursos humanos, apoiando redes de pesquisa no país. O INCT Polinização: conhecimentos, conservação e uso sustentável de polinizadores (INPol) iniciou em 2024 (Chamada CNPq 58/2022) e tem sua origem em parcerias prévias entre grupos de pesquisa em universidades e institutos de pesquisa, órgãos públicos, organizações não governamentais, e outros atores sociais no Brasil e de outros países.
O INPol é um instituto dedicado à pesquisa científica e disseminação do conhecimento sobre polinização, polinizadores e serviços ecossistêmicos, que são os benefícios que as pessoas obtêm da natureza, essenciais para nossa sobrevivência, atividades econômicas e bem-estar. Buscamos sensibilizar diferentes setores da sociedade para a importância da polinização nas áreas naturais e para a produção de alimentos, e também em relação à conservação dos polinizadores, que são afetados, por exemplo, pelo uso de pesticidas, pelo desmatamento, por espécies invasoras e pela mudança climática.
Somos parte da Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador (REBIPP) e da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC). E projetos anteriores desenvolvidos pela equipe do INPol incluem o “SPIN - Synthesis on pollination intensification” (SinBiose / CNPq) e o “SURPASS2” (FAPESP); também participamos da elaboração do ”Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos” (REBIPP/BPBES); do “Action Goals for 2030” and “Indicators for Pollination and Pollinators within the Post-2020 Global Biodiversity" (parceria com ABELHA, CEBDS, e FBDS); do “Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores” (ICMBio -MMA); e do livro "Biologia da Polinização” (MMA-FUNBIO).
Precisamos de ações e políticas para conservar a biodiversidade do planeta.
Seja você também um guardião da polinização!